ad

Na noite de quinta-feira (18) o Município de Guaíra, por intermédio do Departamento de Vigilância Sanitária, ofertou uma palestra de apresentação do Programa Meu Amigão, o Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos direcionada para protetores independentes da cidade.

Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos tem o objetivo de oferecer castração gratuita de animais por meio de um procedimento cirúrgico realizado por Médico Veterinário na Unidade Móvel Veterinária, visando o controle populacional desses animais. Também faz parte do programa campanhas de educação sobre posse responsável de animais visando combater o abandono e maus tratos.

A palestra faz parte de um cronograma de ações que tem por objetivo educar a população apresentando sobre o que é o programa, como funcionará, os serviços que serão oferecidos e os requisitos necessários para participar.

O Diretor de Vigilância Sanitária, Júlio César Juvenal abordou os fatores que causam o aumento populacional de animais de rua e os transtornos que essa população de animais podem provocar, desde acidentes até mesmo na transmissão de doenças, além explicar sobre o que é a castração e todos os benefícios que ela trará a toda cidade a longo prazo. Ressaltou também que o programa deve ser contínuo para o sucesso, que os resultados chegarão de médio a longo prazo.

Quem esteve presente na reunião também pode tirar suas dúvidas a respeito do assunto e até mesmo dar sugestões.

As grandes e principais metas do programa são, controlar a reprodução de cães e gatos; Diminuir o número de animais de rua/errantes; Controlar doenças/zoonoses (raiva, leishmaniose, sarna, etc); Diminuir o abandono e maus tratos; Conscientizar a população sobre a posse responsável de animais; Criar e executar a Legislação Municipal (Lei de Maus tratos, Conselho do Direito e Proteção dos Animais, Controle Populacional de Cães e Gatos).

Portal Guaíra via Assessoria


ad