O Município de Guaíra criou através de um decreto o Comitê Municipal do Programa Família Paranaense, formado pelos secretários municipais.  Nos municípios, cabe ao gestor da política de assistência social a coordenação do Comitê Municipal, sendo a responsável pela coordenação municipal a senhora Maria Elci Venâncio –secretária de Ação Social – respondendo pelo envolvimento e articulação com as demais políticas municipais, por meio de reuniões de gestão, planejamento, acompanhamento e tomada de decisão.

O Família Paranaense é um programa estratégico que tem como atribuição primordial a articulação das políticas públicas de várias áreas dos governos estadual e municipal com outros diferentes setores da sociedade, com vistas ao protagonismo, à proteção e à emancipação das famílias que vivem em situação de maior vulnerabilidade social em todo o Estado. Para isso, o Programa prevê uma série de investimentos e produtos de gestão e responsabilidade estadual e municipal, consolidando, assim, uma parceria consistente para atender de fato as famílias que mais precisam.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Ao aderir ao Programa Família Paranaense, o município se  compromete a incluir e acompanhar um determinado número de famílias, sendo que em 2013 o município de Guaíra, conforme pactuado, deverá incluir no Acompanhamento Familiar pela Equipe de Referência e Comitê Local 40 (quarenta) famílias e em 2014, outras 40 (quarenta).

O Programa visa promover a autonomia e o protagonismo das famílias em situação de maior vulnerabilidade social, por meio da articulação de uma rede integrada de proteção, que promova ações intersetoriais planejadas, de acordo com as necessidades de cada família e de sua comunidade.

A inclusão da família no programa permitirá a ela uma atenção maior, uma vez que cada família inserida terá um Plano de Ação individualizado,  cujas ações serão planejadas pelo Comitê Local e de acordo com a necessidade e concordância de cada família.

Os representantes do Comitê Municipal indicaram os profissionais que atuam nos territórios, em sua respectiva área de atuação para a compor o Comitê Localtambém criado através de Decreto.

Algumas das ações já realizadas pelo Programa

Em agosto, o Comitê realizou uma palestra com o tema motivação para o trabalho. Além das famílias do Programa Família Paranaense participaram também as famílias atendidas pelo CRAS, e ainda alunos dos Cursos Técnicos do Colégio Mendes Gonçalves. Os membros do Comitê Local Evaldo Luís Mendes e Katiúscia Andreis Boeira da Silva, ligados à área do trabalho e qualificação profissional, estiveram presentes.

O próximo evento está agendado para o dia 08 de outubro, em parceria com a Secretaria de Saúde, através do Departamento Odontológico, quando será realizado uma palestra sobre saúde bucal para crianças e adolescentes atendidas pelo Programa Família Paranaense e Recicladores.

Segundo a assistente social Roselene Evangelista de Assis, as famílias serão acompanhadas de maneira sistemática ao longo de dois anos, quando serão levantadas suas necessidades prioritárias: acesso à documentação civil (certidão de nascimento, RG); erradicação do trabalho infantil; vacinas em dia; acesso à Unidade de Saúde; gestantes encaminhadas para no mínimo de 7 consultas de pré-natal;  complementação de renda às famílias em extrema pobreza através do Programa Bolsa Família; qualificação profissional; melhorias de habitabilidade; matrículas de crianças e adolescentes na escola. Aos municípios será disponibilizado cursos de capacitação profissional dirigido aos profissionais que atuam diretamente na execução do Família Paranaense; assessoria técnica para implantação e execução do Programa; diferentes linhas de cofinanciamentos que serão utilizados para construção e reformas de equipamentos públicos (CRAS, CREAS, unidades de saúde, escolas), aquisição de equipamentos e/ou material de custeio como veículos, computadores, mobiliário, entre outros.

programafamilia04

programafamilia02

programafamilia01

Portal Guaíra com informações da Assessoria