A Secretaria de Assistência Social realizou um encontro ontem (31) com as famílias beneficiadas pelo Programa Família Paranaense afim de esclarecer dúvidas e apresentar os benefícios.

Programa Família Paranaense é um programa do Governo do Estado que visa fazer com que famílias que possuem alto índice de vulnerabilidade social, tenham acesso aos serviços públicos que são oferecidos pelo Município, Estado e Federação.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O Programa Família Paranaense é coordenado pela Secretaria de Assistência Social do Município. O objetivo deste programa é tirar famílias da situação de vulnerabilidade social, por meio de alternativas, um conjunto de ações intersetoriais da Educação, Saúde, Trabalho, Assistência Social, Segurança Alimentar, Habitação, entre outras, para que consigam gerar renda para suas famílias. O maior foco é proporcionar autonomia financeira. Dentro dele são oferecidos os subprogramas, Paraná Juro zero, Agricultor Familiar; Brincadeiras na comunidade, Finanças da Família, Requalificação Urbana, incentivo família Paranaense e Projeto caixa da água.

Por meio do Programa Família Paranaense o município foi contemplado com 23 moradias habitacionais, cujos trâmites se encontram em andamento para garantir às famílias acompanhadas o acesso ao direito previsto na Constituição Federal.

O município ainda recebeu também o Projeto Caixa d’água que tem como objetivo proporcionar a melhoria das condições habitacionais e das famílias em situação de vulnerabilidade social abrangidas pelo Programa Família Paranaense, promovendo a melhoria do abastecimento de água em residências urbanas de famílias com a instalação de caixas-d’água, garantindo o abastecimento das famílias durante interrupção no fornecimento de água.

Para ser elegível ao Projeto, a família deverá atender aos seguintes critérios: Residir em município abrangido pelo Programa Família Paranaense e que possua contrato de concessão ou programa vigente com a SANEPAR; Residir em domicílio urbano abastecido pela SANEPAR e que não possua caixa-d’água; Estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e encontrar-se em situação de vulnerabilidade social conforme Índice de Vulnerabilidade das Famílias Paranaenses-IVFPR e Possuir renda familiar de até meio salário mínimo nacional por pessoa.

Atualmente o Município conta com 98 famílias sendo beneficiadas pelo programa.

Portal Guaíra via Assessoria