ad

[dropcap color=”#81d742″]P[/dropcap]rofissionais da secretaria de saúde de Guaíra e demais Municípios pertencentes à 20ª Regional de saúde de Toledo, estiveram reunidos na sala de projeção da Unipar, na quinta-feira (19), para um treinamento sobre arboviroses.

Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O médico da Secretaria do Estadual da Saúde, Dr. Enéias Cordeiro Souza Filho e a enfermeira, Silmara Carvalho, foram os responsáveis pela palestra, que tinha como objetivo atualizar o conhecimento dos profissionais.

“A 20ª Regional de saúde está capacitando os profissionais porque, a realidade destas doenças não faz mais parte somente da região nordeste. Tivemos um caso aqui na região e isso causou um alerta. Precisamos que nossos profissionais estejam preparados, pois as doenças têm sintomas muito parecidos e é preciso muita atenção e agilidade no diagnóstico, para evitarmos sobretudo o óbito do paciente”, definiu, Dr. Enéias Cordeiro Souza Filho.

Para a enfermeira, Fernanda Faveri, coordenadora da UBS da Vila Alta, o evento foi importante, trouxe bastante conhecimento principalmente sobre zika e chikungunya. “_O reforço das informações do manejo clínico, de como atender, de como proceder em caso de surto, isso é importante estar sempre atualizando”, enfatizou Fernanda.

Portal Guaíra via Assessoria