O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Atenção Primária, da Secretaria de Saúde, realizou na última terça-feira (22), no Centro Múltiplo Uso, uma importante capacitação aos médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde, sobre as DSTs — Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Na frente de honra do evento, participaram: secretário de Saúde, Marcos Rigolon; secretária de Assistência Social, Keila Marta; vereadora e procuradora de Mulher, Cristiane Giangarelli; diretora de Atenção Primária, Vânia Muniz.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A ação utilizou como base as diretrizes do manual do Ministério da Saúde, enviadas pela SESA PR — Secretaria da Saúde do Paraná. Conforme a diretora de Atenção Primária, Vânia Muniz, o intuito da capacitação visa igualar os métodos utilizados pelos profissionais da saúde no atendimento aos cidadãos com DSTs ou risco de contágio, “para que todos os eles falem a mesma língua”, enfatiza a diretora.

Vânia ainda agradeceu o apoio e colaboração de toda a equipe da Secretaria de Assistência Social, “Grandes parceiros das nossas ações”, complementou.

Ao todo, foram 14 palestras ministradas pela Dra. Érica Lourenço, Dr. Cleyton Sampaio, e Dra. Elizabeth Pérez. Foram realizadas durante todo o dia, com os seguintes temas: padronização do fluxograma; rastreamento; Como usar o preservativo; sífilis; hepatite B e C; HIV; violência Sexual; Corrimento vaginal; cervicite; corrimento uretral; DIP; úlceras genitais; verrugas genitais; vacinação.

A procuradora da Mulher e vereadora, Cristiane Giangarelli, parabenizou toda a equipe pela organização da ação e enfatizou a necessidade de medidas públicas para combater a disseminação das DSTs. “Muito bacana todos os profissionais aprenderem a se comunicar na mesma linguagem, para tornar o processo de atendimento mais dinâmico e único”, salientou.

Keila Marta ressaltou a importância da iniciativa para os trabalhadores da saúde, uma vez que o atendimento precisa ser humanitário, igualitário, e ainda assim personalizado para cada necessidade do cidadão, principalmente diante do grande aumento nos casos de DSTs.

O secretário de Saúde, Marcos Rigolon, agradeceu a presença de todos e reforçou o compromisso em impulsionar as ações de combate, controle e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis em Guaíra, em especial, às grávidas da cidade, pois, são o principal grupo de foco da ação.

Portal Guaíra via Assessoria