Toda criança tem necessidade de brincar, isto é uma característica da infância. A função do brincar não está no brinquedo, no material usado, mas sim na atitude subjetiva que a criança demonstra na brincadeira e no tipo de atividade exercida. Essa vivência é carregada de prazer e satisfação. Em cada etapa evolutiva da criança, o brincar vai se modificando, mas é essencial que ela tenha oportunidade de explorar todas as fases do brincar.

reunião2

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Considerando todas estas etapas das fases do desenvolvimento das crianças, a Prefeitura de Guaíra encomendou um curso de qualificação, via parceria com o Senac, destinado aos  professores de educação infantil e teve como principal  objetivo mostrar a importância do universo lúdico no processo do desenvolvimento infantil, bem como o papel do educador nesse processo.

reunião

O curso foi ministrado pela professora Ingrid Ker Gobetti Rodrigues, formada em pedagogia, pós-graduada em educação especial, educação infantil, e especialista em ensino da arte. “É importante ressaltar que o papel de quem facilita e possibilita as vivências das atividades lúdicas para as crianças é de fundamental importância. Um trabalho conduzido erroneamente pelos profissionais ligados à área da infância, onde o processo pedagógico é apresentado sem consciência de sua importância, desconsiderando as características de cada faixa etária e o valor educativo das atividades lúdicas, pode desvalorizar a gama de contribuições significativas que os brinquedos, jogos e brincadeiras podem proporcionar para a aprendizagem concreta e, por conseguinte, para o desenvolvimento infantil”, destacou Idivaldo Capatti, secretário de Educação e Cultura.

capati

Fonte: Assessoria