ad

Na última semana, o primeiro-vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR), recebeu o prefeito de Guaíra, Fabian Vendruscolo (PT), que aproveitou a estada em Brasília para reunião também no Ministério da Justiça, com a Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Maria Miki.

Segundo o prefeito, a reunião foi para tratar da ampliação do programa federal de monitoramento das fronteiras, que poderá beneficiar Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e Barracão, todos vinculados ao Batalhão de Fronteira. Cada município receberá investimentos de R$ 500 mil, para implantação de monitoramento por câmeras.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A princípio serão instaladas 9 câmeras em locais estabelecidos. A Polícia Federal identificou vários pontos de monitoramento no município, considerados estratégicos e vulneráveis.

fabian-em-brasilia

Vendruscolo afirmou que Guaíra deverá ser o município polo administrativo do Batalhão de Fronteira. “Com os investimentos na região, haverá a necessidade da criação do gabinete de segurança, que deverá ser em Guaíra” justificou.

Na pauta ainda foram debatidos o projeto de fortalecimento da guarda municipal de Guaíra. “Em função do fluxo migratório indígena do Paraguai, precisamos aumentar a guarda municipal”, observou o prefeito. De acordo com ele, os índios ocupam hoje oito áreas da cidade.

Consórcio Intermunicipal de Segurança 

O prefeito aproveitou para apresentar à secretária o Consórcio Intermunicipal de Segurança, que abrange 16 municípios da região lindeira ao lago de Itaipu. O projeto é um esforço em conjunto dos prefeitos para desenvolver ações de segurança pública eficaz e de resultados. “Apresentamos um esboço, em breve retornaremos e apresentaremos o projeto detalhado”, explicou.

Ministério da Saúde 

Vendruscolo foi ainda ao Ministério da Saúde reivindicar uma unidade de Pronto Atendimento em Guaíra e sua inclusão no programa Brasil Sorridente. O prefeito justificou que a demanda no sistema de saúde cresce diariamente com atendimentos adicionais à população do entorno. “Temos 31 mil habitantes e 59 mil usuários cadastrados no sistema municipal de saúde”, desabafou.

O prefeito verificou ainda o andamento do projeto de implantação do consórcio intermunicipal do Samu, que será desenvolvido ainda nesse ano e terá sua base em Guaíra. O Ministério da Saúde ficou de disponibilizar uma equipe de técnicos para efetuar levantamentos na área.

Fonte: João Ricardo