O Município de Guaíra, por intermédio do Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta terça-feira (23) uma série de pré-conferências para discutir a situação de saúde da população, analisar o resultado das ações e serviços prestados pela Secretaria de Saúde e aprovar diretrizes para as políticas para área.

A apresentação prévia de teses contribui muito com o debate da situação de saúde da população. Os debates servirão para eleger os delegados da XI Conferência Municipal de Saúde, marcada para os dias 23 e 24 de agosto. “Trata-se de uma reunião ampla de todos os segmentos da sociedade civil organizada: usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para discutir e refletir sobre as condições de saúde da população e a gestão do SUS, expressando posições e votando questões orientadoras do sistema.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Os municípios devem realizar as pré-conferências municipais de saúde, que possuem papel preponderante de avaliar a situação do sistema de saúde e propor diretrizes para a formulação de políticas locais”, afirma Leandro de Lima Danelon, secretário de Saúde. As pré-conferências devem reunir pessoas com interesses comuns, moradores de diferentes regiões do município, trabalhadores do mesmo ramo de atividades, usuários dos serviços de saúde, integrantes de movimentos populares e entidades representativas do setor, entre outros participantes.

leandro-480x330

Elas serão orientadas e supervisionadas pela Comissão Organizadora do evento. O tema da conferência deste ano é “Os desafios do SUS em região de fronteira – caminhos e soluções”. Cronograma As pré-conferências na área urbana iniciam na terça-feira (23) às 19h, na Associação de Moradores da Vila Alta. No dia 25, às 19h, na Associação da Vila Eletrosul. No dia 1º de agosto, às 19h, é a vez da Associação de Moradores do Jardim Santa Paula receber o encontro. No dia 02, às 14h, no Centro de Multiuso, centro, a reunião é destinada ao PNE e Associação Mário Luiz/Pestalozzi. A área rural do município receberá as pré-conferências no dia 08 às 19h, na Associação de Moradores, e no dia 15, às 19h, na Associação de Oliveira Castro, para o segmento de usuários da região. O último encontro acontece no dia 16, às 14h, e é destinada a trabalhadores da saúde. Falta definir se o encontro será no Multiuso ou no Cine Teatro Sete Quedas.

Fonte: Assessoria