[dropcap color=”#eeee22″]O[/dropcap] Exército Brasileiro, em parceria com o Município de Guaíra e Câmara Municipal, realizou ontem, a ação cívico-social (Aciso), uma extensão da Missão Braço Forte- Mão Amiga.

A cerimônia de abertura aconteceu na manhã de ontem e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O vice-prefeito Valberto Paixão da Silva representou o prefeito Heraldo Trento, que está em Curitiba a serviço do município. Ele agradeceu a iniciativa e ressaltou o fato de só dois municípios terem sido contemplados com esta ação em todo o Paraná. “Quero agradecer o Exército Brasileiro pela disponibilidade. Nós temos o privilégio de estar recebendo um evento deste porte. Aqui no Paraná só duas cidades, Foz do Iguaçu e Guaíra”, disse.

A capitã Pantoja, de Cascavel, que comandou as ações em Guaíra, destacou o apoio do governo municipal. “Somos uma unidade da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada e estamos promovendo este evento que tem como objetivo levar saúde e lazer para a população. O evento acontece em parceria com o Município de Guaíra, que tem sido um grande parceiro”, destacou.

Um dos destaques da cerimônia foi a participação da Banda Militar de Foz do Iguaçu, que tocou o hino nacional, com direito a parada para que todos entoassem o hino. O “coral” foi regido pelo maestro, que esbanjou desenvoltura.

Além do hino e de canções clássicas, a banda criou versões inspiradas de músicas sertanejas e populares do momento.

Entre os serviços oferecidos destacam-se corte de cabelo (Escola do Trabalho), avaliações odontológicas (Odontomóvel da Secretaria de Saúde), exames de glicemia, aferição de pressão arterial e informações de como acessar a carreira militar.

Os militares da Junta de Serviço montaram acampamento para mostrar aos jovens e crianças como é a vida na caserna.

A Secretaria de Assistência Social, que recebe oficialmente uma van de serviço, está oferecendo orientações sobre os vários projetos sociais. Um deles fez uma apresentação empolgante: Alunos do PETI demonstraram uma coreografia de dança de rua que arrancou aplausos da plateia.

Já a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está distribuindo mudas de ipês, ameixeira e outras espécies. Além das mudas, está oferecendo também galões para coleta de óleo de cozinha. O projeto é desenvolvido em parceria com o Rotary Club e os galões cheios podem ser entregues no Centro Administrativo Municipal. O Rotary se encarrega de dar o destino correto para o óleo de cozinha, evitando a poluição.

Portal Guaíra via Assessoria