ad

[dropcap color=”#eeee22″]O[/dropcap] dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional de Combate às Drogas. Notavelmente o uso de drogas é um mal social em todo mundo, com efeitos desastrosos na área de saúde e de segurança pública. Em Guaíra, policiais federais integrantes do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (GPRED) aproveitaram a temática deste dia para realizar atividade de palestra para estudantes sobre uma escolha pessoal oposta ao uso de drogas.

Na terça-feira (26), policiais federais do GPRED lotados na Delegacia de Polícia Federal de Guaíra-PR realizaram palestra sobre prevenção de uso de drogas nas Escolas Estaduais Jardim Zeballos e Professor Jaime Rodrigues, neste município. Dentro da proposta das palestras, os policiais trabalharam dois módulos, no primeiro a questão motivacional com a tríade dedicação / sucesso/ liberdade, com reflexão sobre a importância do estudo e da perseverança para alcançar o sucesso pessoal e profissional, e como as drogas podem destruir a liberdade de escolha individual e prejudicar toda uma trajetória de realizações. O segundo módulo é focado nos efeitos fisiológicos, comportamentais e sociais decorrentes do uso de drogas, com uma linguagem simples e despojada, mas não deixando o embasamento cientifico de lado. Ao final da parte expositiva, os alunos participam de uma brincadeira tipo quizz e o aquele que respondeu corretamente à pergunta relacionada ao tema ganhou uma camiseta elaborada pelo próprio GPRED. Para encerrar com chave de ouro, a apresentação prática dos cães farejadores de drogas altamente treinados, conhecido como “K9”, momento o qual as crianças interagem com os cães e entendem um pouco das estratégias do trabalho de repressão ao tráfico de drogas em região de fronteira.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A fim de reduzir os impactos das drogas na nossa sociedade, as atividades de palestras trazem informações preciosas para alunos, pais e professores com o objetivo de prevenir o contato dos jovens com as drogas psicoativas. A Polícia Federal, além de atuar com excelência na repressão do tráfico internacional de drogas ilícitas, tem atuado também de maneira preventiva, conscientizando as crianças e adolescentes sobre a os amplos malefícios das drogas de modo a evitar que mais pessoas tenham um primeiro contato, ou se tornem usuários contumazes e dependentes químicos.

Portal Guaíra via Assessoria