PIRACEMA-RIO-PARANAA pesca profissional e amadora estão proibidas nas águas de rios e afluentes do rio Paraná desde novembro de 2015, devido o período do defeso, ou piracema, que se encerra no dia 29 de fevereiro. O objetivo é proteger a existência das populações nativas de peixes das águas paranaenses, ao garantir sua reprodução e desova.

O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) que administra o Parque Nacional de Ilha Grande, emitiu uma nota que informa à população do entorno ao Parque que está proibida na região a pesca para qualquer categoria e modalidade, inclusive pesca por caniço, linha de mão, pesca amadora, esportiva, artesanal, embarcada, ou desembarcada.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O Departamento Municipal de Meio Ambiente, informa que em Guaíra estão proibidos a pesca em qualquer ponto de acesso ao rio Paraná e seus afluentes, inclusive nos portos do Cano, Paragem, Tininha e Marinas.

Quem for flagrado pescando ilegalmente da piracema, estará infligindo a Instrução Normativa IBAMA Nº 25, de 1º de Setembro de 2009 em seu Art. 3º Inc. XVIII terá o pescado e petrechos/equipamentos de pesca apreendidos, pagará multa mínima de R$ 1.400,00 a R$ 100.000,00 além de responder pelo crime ambiental.

O Parque Nacional de Ilha Grande inicia da ponte Ayrton Senna (acima dela todas as ilhas) e segue até a altura da foz do rio Ivaí, no município de Icaraíma/PR.

Portal Guaíra via Assessoria