ad

[dropcap color=”#dd9933″]G[/dropcap]uaíra recebe hoje (25), no Cine Teatro Sete Quedas, o espetáculo Vagor & Bellavita, da companhia Dromocósmicas (Itália/Brasil), uma companhia de teatro itinerante que nasceu em 2009 a partir do encontro entre Camilla Bombardini, da Itália, e do brasileiro Byron Skouris. A apresentação, voltada para crianças, ocorre a partir das 14h, com entrada gratuita.

Vagor & Bellavita é a história de dois palhaços que vivem à margem da sociedade. É uma homenagem ao cinema mudo e a seus “vagabundos”. Entre acrobacias, latas que se transformam em pernas de pau, cenouras em clarineto, garrafas em música e serrotes em melodia, estes dois nos contarão a própria história com o riso e a poesia. Vagor & Bellavita é um espetáculo de palhaço e de teatro-circo para narrar uma fábula sobre o poder da amizade e da fantasia. É um pretexto para falar do espírito de grupo e da importância em acreditar nos próprios sonhos.

O grupo
Dromocósmicas é um nome criado a partir das palavras gregas dromo (“caminho, estrada”) e cósmicas (“do mundo”), para afirmar a natureza itinerante do grupo, que sente no seu “mambembar” um modo para fazer chegar o teatro como aventura: experiência de vida que vai além do espetáculo. O grupo dá foco a um trabalho e pesquisa sobre a palhaçaria, commedia dell′arte e elementos da técnica circense, possibilitando assim a realização de espetáculos com uma linguagem mais universalizante.

Dromocósmicas realiza seu trabalho em festivais, teatros, projetos sociais, escolas e praças por meio de espetáculos e oficinas – em de dez países.

O espetáculo já recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Arte Paraná 2017, Elisabete Anderle 2017, Santa Catarina e Prêmio ¨III Theater Festival for Children and youth 2015¨ em Thessaloniki, Grécia.

Para a diretora Marli Jardim, a vinda do espetáculo confirma Guaíra como rota artística no Paraná. “Nos últimos anos, o governo municipal fez um verdadeiro esforço para inserir Guaíra no mapa dos artistas. O mundo da cultura dialoga entre si e os próprios artistas passaram a indicar o nosso Cine Teatro. A vinda desta peça confirma a cidade como destino cultural desejado. A peça é mais uma oportunidade para que possamos receber bem, apreciar, aprender e se inserir nesse universo. A arte transforma e provoca, o que é muito interessante sempre”, destaca.

Portal Guaíra via Assessoria


CLINICA SALUTAR