O Partido dos Trabalhadores está se preparando para suas eleições internas, conhecida pelos Petistas por PED (Processo de Eleições Diretas), que ocorrerá dia 10 de novembro de 2013, onde todos os filiados ao PT podem estar votando e elegendo presidentes municipais, estaduais e nacional, além de seus respectivos diretórios. O PT é o único partido brasileiro em que todos seus filiados tem o mesmo peso de voto, ou seja, um filiado igual a um voto, enquanto outros pode variar o valor do voto.

Neste ano o PED trás algumas novidades, como exigência que seus diretórios tenham equiparação de número entre os gêneros, ou seja, o diretório precisa ser composto por 50% de homens e 50% mulheres, outra situação é a reserva de cotas raciais, onde 20% do diretório necessita ser destinado a negros ou indígenas, com algumas variações nos estados do sul e São Paulo, no Paraná esta cota cai para 11%. Além de cotas raciais, pensando nos jovens de seu partido, o PT reserva uma cota de 20% de seus diretórios para filiados com menos de 30 anos.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Segundo o calendário para realização do PED, atualmente se encontram encerrados as inscrições para concorrer as presidências estaduais e nacional, além das chapas para seus diretórios, no âmbito nacional o PT recebeu 6 candidaturas a presidência do PT, enquanto no Paraná serão 4 os candidatos.

PED 2013(2)

GUAÍRA

No diretório municipal do PT em Guaíra os filiados interessados a registrar sua candidatura, tanto para presidente municipal, como para compor o diretório de Guaíra deverão retirar e entregar suas fichas na sede do Diretório Municipal dia 11 de setembro, além de suas teses defendendo sua candidatura e uma lista de apoio a seu nome. Para concorrer a qualquer um dos cargos previsto no regulamento do PED 2013, o filiado tem que ter participado de uma atividade partidária até 30 de agosto e estar em dia com sua contribuição partidária, sendo o valor para filiados sem cargos comissionados ou eletivos, de R$10,00 (dez reais) por semestre.

Os interessados em concorrer ao PED podem estar estar se dirigindo à sede do Diretório Municipal de Guaíra, que fica na Rua Mato Grosso, 548, Praça Duque de Caxias (praça da feira do agricultor), de segunda a sexta em horário comercial e aos sábados até meio dia, ou pelo telefone (44) 9873-9613 ou (44) 8437-5213 e falar com o Marcelo, secretário do partido, ou ainda acessar o site do PED 2013 no endereço http://ped.pt.org.br .

Fonte: Diretório Municipal de Guaíra