A campanha “Outubro Rosa” é celebrada anualmente visando compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, excluídos os cânceres relacionados a tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e sudeste. Já em relação aos óbitos, constitui na primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

No Brasil, a Lei n.º 13.733/2018 instituiu o Mês de conscientização sobre o câncer de mama – outubro rosa, período em que devem ser desenvolvidas atividades, tais como:

– iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;

– promoção de palestras, eventos e atividades educativas;

– veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.

Com essas atividades em mente, o Município de Guaíra, via Secretaria de Saúde em parceria com a COMEG – Conselho da Mulher Empresária de Guaíra e a UNIPAR – Universidade Paranaense, realizará amanhã (04), uma caminhada e agendamento de exames em prol a esta data.

O agendamento de exames será realizado até a próxima sexta-feira (07), defronte a Unidade Central de Saúde.

Os agendamentos começarão a partir das 07h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

É importante a realização do exames ao menos uma vez por ano, somente assim será possível a prevenção da doença.

A caminhada está marcada para hoje (04), com saída às 08h30 em frente a ACIAG – Associação Comercial e Empresarial de Guaíra.

O dia da caminhada também contará com atendimento de aferição de pressão arterial, agendamento de exames preventivos e orientações.

Portal Guaíra com Assessoria