O Município de Guaíra passa a receber o pagamento de tributos municipais pelo Pix. A inovação foi desenvolvida pela Secretaria de Fazenda, em parceria com a empresa IPM Sistemas e o Banco do Brasil.

Para ter acesso a essa novidade, a pessoa deve emitir a guia pelo Portal do Cidadão, no site www.guaira.pr.gov.br ou pelo link guaira.atende.net, escolher a opção de pagamento na modalidade PIX, e realizar a leitura do QR Code impresso no boleto.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

As guias emitidas no atendimento presencial também contam com essa opção de recebimento. Ela somente não se aplica, ainda, às guias de ISSQN — Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, geradas pelo sistema de Escrita Fiscal.

Diante do cenário gerado pelo coronavírus, algumas inovações surgiram com o intuito de facilitar a vida cotidiana das pessoas, uma delas foi o Pix, um sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central. O Pix possibilita que as pessoas e empresas façam e recebam pagamentos em menos de 10 segundos, usando apenas os aplicativos de celular. O serviço é sem custo, e disponível 24 horas, todos os dias, inclusive nos finais de semana.

Segundo o Assessor Jaderson de Oliveira, cada Guia de Recolhimento PIX gerará uma Chave aleatória única, contendo todas as informações do contribuinte e do tributo a ser pago. Essa Guia compensará em 1 dia útil após o pagamento, da mesma forma que os boletos tradicionais.

Como todo pagamento pela internet, os cidadãos devem ficar atentos e somente realizar o pagamento pelo QR Code gerado pelo Portal Oficial do Município ou de guias emitidas e retiradas no atendimento da Tributação. É importante observar todos as informações contidas na guia antes de confirmar o pagamento, como o nome e CNPJ do Município de Guaíra no campo destinatário ou recebedor, dados do contribuinte no campo devedor, descrição do tributo a ser pago e valor compatível com a guia emitida.

O Secretário da Fazenda, Antonio Carlos Alves, destaca que com essa novidade os cidadãos terão mais liberdade para o pagamento, pois, poderão pagar seus débitos utilizando a sua própria instituição financeira, ou seja, qualquer banco ou carteira digital, sem ter que se dirigir às instituições conveniadas ao Município, ou enfrentar filas nas Lotéricas.

Portal Guaíra via Assessoria