ad

Nos dias 20 e 21 de agosto o Município de Guaíra receberá o Ônibus Lilás por intermédio da Secretaria de Assistência Social e apoio da Secretaria de Saúde, Unipar, BPFRON, Polícia Militar, Câmara Municipal legislativa, Governo do Estado do Paraná, Conselho municipal do Direito da Mulher, TJ Paraná e Escola de Cabelereiros Lanutt´s.

O Ônibus Lilás é uma das atividades do Agosto Lilás, campanha que promove ações de combate à violência contra a mulher, além de marcar os 13 anos de existência da Lei Maria da Penha. A vinda do ônibus Lilás é realizada anualmente nesta época do ano e sempre é associada com a união de vários parceiros para oferecer, além da Assistência Jurídica, vários serviços que visem a melhoria da qualidade de vida da mulher.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Ônibus Lilás é uma Unidade Móvel de atendimento itinerante à mulher em situação de violência que leva serviços de acolhimento, orientação psicológica, jurídica, assistência social e prevenção da violência contra a mulher. Um veículo preparado com espaço destinado ao atendimento individual e sigiloso, garantindo a privacidade das mulheres, além de possuir espaço voltado para palestras de sensibilização e informação sobre a violência e os direitos das mulheres.

No dia 20, a abertura da Semana Justiça e Paz em Casa, se inicia às 8h30, com uma palestra no fórum de Guaíra. As atividades começam às 9h30, no espaço totalmente ajustado para receber o ônibus e os serviços, em frente a Câmara Municipal de vereadores. As ações serão realizadas durante todo dia até as 17 horas, tendo uma pausa para almoço. No dia 21, as atividades iniciam pela manhã ainda na Praça João XXIII, e a tarde, o ônibus se deslocará até a comunidade de Bela Vista, no Ginásio de Esportes.

A ação contará com participação do curso da Unipar com estética, direito e enfermagem que desenvolverão atividades como, cortes de cabelo, exame de preventivo, toque de mama, e testes rápidos com a Secretaria de Saúde. Haverá cortes de cabelos gratuitos, massagem, design de sobrancelhas, aulas de alongamento e assistência Jurídica visando esclarecer dúvidas em relação a lei Maria da Penha.

Na mesma semana será realizada a Semana da Paz em que haverá fórum com audiências concentradas na temática.

A Lei Maria da Penha cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Em seu artigo 1 parágrafo 1 diz que “O poder público desenvolverá políticas que visem garantir os direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

Essa é mais uma forma de atender e orientar as mulheres que estão nessa situação no Município. Visando não apenas atender vítimas, mas trabalhar na prevenção.

A vereadora Marlene Dallacosta, foi a autora para a alteração do local dos atendimentos, uma vez que a ideia era unir os serviços do Ônibus Lilás com a Semana da Paz que trabalha as mesmas temáticas. Além disso, também sugeriu levar os serviços para a localidade de Bela Vista, ampliando a rede de atendimento do evento que segundo a vereadora, é necessário,, uma vez que a violência doméstica atinge todas as classes de mulheres. Segundo a presidente do legislativo Lígia Lumi Suga, a Câmara está serviço da comunidade e procura sempre apoiar trabalhos como esses.

O secretário Almir Bueno, acredita que o evento será um sucesso e espera que as mulheres participem. “Um assunto delicado, a lei Maria da Penha, mas as mulheres precisam saber que as políticas públicas estão do lado delas para ajudar e não prejudicar. Sabemos que casos de violência doméstica envolvem sentimento de medo, mas é preciso deixar claro que há meios de fazer a denúncia sem se colocar ainda mais em perigo. Números mostram que a violência cresce diariamente em Guaíra. Queremos ajudar”, enfatiza o secretário.

Portal Guaíra via Assessoria