(Fotos: Divulgação/Município de Guaíra)

O Município de Guaíra por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social — SEMAS, via Centro de Referência de Assistência Social- CRAS, em parceria com o SENAI, ofertou nos meses de setembro e outubro, sete oficinas de qualificação profissional e geração de renda. Desse número, três são de Técnicas de Fabricação de Hambúrguer Gourmet, duas de Técnicas de Elaboração de Doces e duas turmas de Técnicas de Panificação Básica, totalizando aproximadamente 130 participantes. Curiosamente, a maioria dos alunos era do sexo feminino.

As oficinas foram planejadas como estratégia do trabalho social com famílias no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família- PAIF e tiveram como público alvo, pessoas acima de 14 anos com escolaridade mínima de ensino fundamental incompleto. As vagas preenchidas quase em totalidade foram pelas famílias em acompanhamento pelos serviços socioassistenciais e as restantes, ocupadas pela comunidade, em geral, inscrita no Cadastro Único.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O PAIF é principal trabalho ofertado pelo CRAS e consiste no acompanhamento de famílias em situações de vulnerabilidade. Possui como propósito o fortalecimento da função protetiva familiar, busca a prevenção da ruptura de vínculos familiares, sociais e a promoção do acesso e usufruto de direitos.

A promoção das oficinas foi planejada pela equipe do CRAS, como meio utilizado para resgatar a autoestima, estimular o interesse no aprimoramento dos conhecimentos e oportunizar possibilidades de descobrir habilidades profissionais. Com isso visa proporcionar a inserção no mercado de trabalho dessas famílias e consequentemente a melhoria da qualidade de vida.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Ligia Lumi “Acredito que as oficinas sejam uma alavanca para as famílias em acompanhamento do serviço, visto que durante as aulas, aprenderam novas habilidades e competências. E isso, possibilita a inserção dessas famílias no mercado de trabalho e na possibilidade de atuação autônoma. Além disso, devemos compreender que uma das funções da Assistência Social é possibilitar meios para que cada família possa superar a situação de vulnerabilidade e viver com mais dignidade.”

Portal Guaíra com Assessoria