Na última semana, dia 17 de novembro, o Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu a eleição dos novos representantes do CMAS — Conselho Municipal de Assistência Social, no Centro Múltiplo Uso.

O Conselho Municipal de Assistência Social — CMAS é o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados no Município.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Esse conselho é definido pela Lei Municipal, n.º 1944/2015. Nela contém todo o regimento do funcionamento do conselho, suas atribuições, e como será realizado o processo eleitoral para a escolha dos representantes dele.

O Conselho é dividido em 2 grupos, o primeiro composto por representantes do poder público, e o segundo por membros da sociedade civil, eleitos pelas entidades inscritas no CMAS em assembleia própria.

No dia 13 de outubro teve início o processo de eleição para escolher os membros da sociedade civil para compor o CMAS, onde na oportunidade também foi criada a Comissão de Eleição, responsável por organizar a demanda. A comissão foi composta por: Maria Valdir da Silva, Naomi Kumagai e Sérgio Korb Bastos.

As entidades inscritas no CMAS, usuários da Política de Assistência Social, comunidades tradicionais locais, associações de moradores dos bairros, e os trabalhadores do, SUAS (Sistema Único de Serviço Social), foram convidados a participar do processo. O Ministério Público também recebeu um ofício com as informações sobre esta ação, conforme determina a lei.

Para facilitar a organização do Conselho durante a eleição, os presentes foram divididos conforme a sua representatividade, eleita a seguinte disposição:

Entidades e Organizações de Assistência Social
— 1º Titular: Naomi Kumagai (Lar São José);
— 1º Suplente: Elza Lucia de Almeida Rodrigues de Melo (Associação de Assistência Social o Bom Samaritano de Guaíra — AASBOM);
— 2º Titular: Cristiane Rodrigues da Silva Argondizo (Associação Pestalozzi);
— 2º Suplente: Lucialda de Melo Oliveira (Associação Pestalozzi de Guaíra).
Usuários e/ou Organizações de Usuários e/, ou Representantes de Usuários
— 1º Titular: Dorileo Barros Alvares (Aldeia Tekohá Tenonde Nepyrum);
— 1º Suplente: Valmir Lopes (Aldeia Tekohá Guarani);
— 2º Titular: Leonites Moreira de São Paulo (Associação dos Moradores do Bairro Vila Rica);
— 2º Suplente: Azilina Barbosa (Associação dos Moradores do Bairro Vila Rica).
Trabalhadores da área
— 1º Titular: Valéria de Oliveira (Abrigo Institucional);
— 1º Suplente: Terezinha Augusta Beffa (Órgão Gestor);
— 2º Titular: Maria Valdir da Silva (Coordenadoria da Melhor Idade);
— 2º Suplente: Maria Carmen Pez (Associação Pestalozzi).

No próximo dia 1 de dezembro, às 14h, irá ocorrer na sala de reuniões do CREAS, a aprovação dos novos conselheiros eleitos, além da escolha para os membros que irão compor a mesa diretiva do Conselho.

Vale ressaltar que a atual presidente do CMAS é a psicóloga do CRAS — Centro de Referência da Assistência Social, Dayara Freitas.

A secretária de Assistência Social, Lumi Suga, reforça que o CMAS é muito importante para avaliar e deliberar as políticas públicas já implementas, além das metas previstas. “Juntos podemos contribuir para o desenvolvimento do atendimento socioassistencial em Guaíra”, destaca.

Portal Guaíra via Assessoria