O prefeito de Guaíra, Fabian Persi Vendruscolo, recebeu na sala de reuniões do Paço Municipal os médicos aprovados no concurso público realizado em agosto do ano passado.

Os profissionais tomaram posse e vão reforçar o quadro de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito fez questão de cumprimentá-los, destacando o grande investimento que o município tem feito na área de saúde e os novos desafios da cidade.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

“Guaíra é uma cidade que tem tentado se firmar como polo de fronteira e que tem uma grande demanda por saúde pública. Já estava no nosso planejamento a contratação de mais médicos via concurso e o Ministério Público acabou acelerando esse processo por entender que o modelo antigo, de contratação por plantões por intermédio de uma empresa especializada, era inadequado. Por isso, fizemos o concurso público, vocês foram aprovados e agora pedimos a colaboração e comprometimento de vocês. Obrigado por fazerem parte do nosso quadro de servidores”, disse.

Os novos médicos também foram saudados pelo secretário de Saúde, Leandro de Lima Danelon, pelo diretor de Saúde, Adriano Richter, pelo secretário de Administração, João Fernando Grecillo, e pelo presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Roberto Carlos de Lima.

medicos

Os Médicos

Larissa Kunico Hassegawa é natural de Dourados/MS, é ginecologista e tem 28 anos. “Meu pai residiu aqui durante um período e este foi um dos motivos pelos quais me interessei pelo concurso”, afirmou a médica durante a apresentação.

Tiago José Canali, médico generalista, é da vizinha cidade de Altônia, formou-se em medicina na cidade de Tubarão/SC e tem 25 anos.

O mais experiente é Flávio de Martino Assumpção, 38 anos, que veio de Rio Branco/AC. O pediatra viu a possibilidade de trabalhar em Guaíra na internet. “Estava em busca de novos horizontes, pesquisando, quando vi na internet o concurso em Guaíra. Fui muito bem recebido e espero colaborar”, comentou.

Cubanos

Os quatro últimos médicos cubanos contratados pelo programa Mais Médicos também participaram do encontro. Três deles já haviam sido apresentados e todos eles estão trabalhando normalmente.

Roberto Jesús Legrat Heredia está atuando na Unidade Central de Saúde e vai começar a fazer atendimento médico domiciliar. Roberto Duthil Garcia foi destacado para atender no Departamento de Epidemiologia e Roberto Delgado realiza consultas no posto de saúde do bairro Tancredo Neves.

O sexto médico cubano a desembarcar em Guaíra (além dos quatro, a cidade conta com duas médicas desde o início de novembro), Roberto Chávez Mauzo, completa a lista de reforços profissionais. “Fomos contemplados com nove médicos via programa Mais Médicos. São seis cubanos, dois argentinos e um brasileiro que estão já trabalhando para que nossa população tenha a possibilidade de ter um atendimento mais rápido e para que possamos também fazer um trabalho preventivo. A maioria foi destacada para postos nos bairros, onde precisávamos mesmo da presença médica”, mencionou o prefeito.

Necessidade

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o quadro médico precisa ter essa expansão. O Município de Guaíra está com três obras de reforma e ampliação de unidades básicas de saúde (Distrito Rural de Oliveira Castro, Eletrosul e Posto Central) e vai implantar mais três (Bela Vista, na zona rural, e Jardim Zeballos e Loteamento Futura/Tancredo Neves, na zona urbana) em 2014. Além disso, em fevereiro devem iniciar as obras da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, que será edificada no Fundo de Vale.

Em 2014, Guaíra terá o maior número de médicos de sua história trabalhando no Sistema Único de Saúde.