Na manhã desta quinta-feira (01), o Comitê Municipal Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID19, esteve reunido na sede da Guarda Municipal, para deliberar o novo decreto, registrado sob n.º 299/2021, de enfrentamento ao coronavírus, que entrará em vigor a partir de amanhã (02).

O Prefeito Heraldo Trento iniciou a reunião conferindo a presença dos membros do Comitê, e abordou a publicação do Decreto Estadual n.º 8042, que ocorreu na data de ontem (30).

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Em sequência, o Diretor de Vigilância Sanitária, Francisco do Amaral Fontes, apresentou os dados epidemiológicos atuais em Guaíra, junto a taxa de ocupação dos leitos nas regionais de saúde, e, principalmente, o grande salto no cronograma de vacinação contra o vírus covid-19.

A Coordenadora da Vigilância, Erica Gordillo, enfatizou o atual problema enfrentado pela equipe de saúde, em que os cidadãos desejam optar/escolher a vacina a ser aplicada. Isso, entre outros fatores, resulta em problemas na organização da vacinação, pois, uma dose, que rende aproximadamente 10 aplicações, assim que aberta, deve ser toda utilizada.

Segundo Erica, “Quando a pessoa não comparece no dia certo, a Silmara, que é a responsável pela organização da vacinação, precisa fazer todo um replanejamento dessas doses, evitando desperdiçar o imunizante”.

O Secretário, Marcos Rigolon, destaca que todas as vacinas que estão sendo fornecidas aos cidadãos apresentam eficácia científica comprovada, reforçando o compromisso de toda equipe de saúde com a população guairense. Além disso, parabeniza toda a equipe de saúde pelo trabalho realizado no enfrentamento do vírus, e em prol dos cuidados com as pessoas.

A Secretária de Educação, Franciele Danelon, apresentou as propostas de flexibilização das medidas de enfrentamento nas escolas, sendo aprovada por todos os presentes, e que estarão dispostas no Decreto 298/2021, em anexo.

Ainda, Franciele destacou a evolução do cronograma de vacinação para os professores, fator este muito importante para a aplicação das novas medidas. Em resumo, as medidas aumentam a capacidade de alunos para aulas presenciais, desde que devidamente autorizados pelos responsáveis.

O Procurador Jurídico, Dr. João Fernando Grecillo, abordou as decisões proferidas pelo Poder Judiciário, acerca das ações realizadas pelo Município de Guaíra, em que reconheceu a legalidade de todos os atos adotados, e definiu como: “Ato jurídico, perfeito e válido”, segundo João.

O Prefeito Heraldo Trento abordou as tratativas realizadas com autoridades estaduais e federais, junto ao Prefeito de Foz do Iguaçu, em que solicitaram o avanço do cronograma de vacinação, pois, tanto Guaíra como Foz, são cidades de fronteira, e estão mais suscetíveis à contaminação. “A vacinação no país vizinho não está ocorrendo com tanta agilidade como aqui. É inevitável que o intercâmbio comercial atrapalhe o nosso sucesso do enfrentamento do vírus, vez que a fronteira está aberta, nos deixando mais expostos. Estamos evoluindo muito na vacinação, tomara que consigamos avançar ainda mais, o mais rápido possível”.

Heraldo ainda destacou a expectativa da queda dos índices epidemiológicos, assim que as segundas doses apresentarem o efeito esperado. Porém, ressalta: “Vacina é importante porque diminui a mortalidade, mas não a contaminação”.

Confira a seguir as principais mudanças validadas:

— Horário de restrição de circulação de pessoas em espaços e vias públicas, das 23h00min às 05h00min;
— Horário de funcionamento para atendimento ao público nos estabelecimentos comerciais, das 08h00min às 23h00min;
— Os estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares e lanchonetes poderão trabalhar com atendimento ao público até às 23h00min, inclusive aos domingos, sendo proibida a realização de som ao vivo, sendo que após este horário o atendimento será somente no sistema delivery ou retirada no balcão;
— Fica estabelecido em 50% (cinquenta por cento) a capacidade máxima dos estabelecimentos considerados essenciais e não-essenciais, desde que observado o limite de 50 pessoas no local.

Portal Guaíra via Assessoria