A semana inicia-se com a deliberação do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID19 do Município de Guaíra, para o novo Decreto de enfrentamento ao vírus, que ocorreu no começo desta tarde de segunda-feira (16), na sede da Guarda Municipal.

O Diretor de Vigilância em Saúde, Francisco do Amaral Fontes, apresentou os atuais dados epidemiológicos da cidade, junto aos índices da campanha de vacinação contra o coronavírus, que apontam em mais de 77% (20.024 pessoas) da população guairense acima de 18 anos está vacinada em primeira dose, e 2,55% (663 pessoas) receberam a dose única.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O Procurador Jurídico, Dr. João Fernando Grecillo, abordou o último Decreto publicado pelo Governo do Paraná, sob o nº 8346, que prorrogou a vigência das disposições decretadas no final de julho, no Decreto nº 8178.

João ainda destacou que, pela terceira vez, o Poder Judiciário reforçou a legalidade das ações adotadas pelo Executivo Municipal frente aos comércios infratores das medidas de enfrentamento ao vírus.

Na oportunidade, o Vice-prefeito e Chefe de Gabinete, Gileade Osti, apresentou a novo membro do Comitê, representante do Hospital ASSISTEGUAÍRA e técnica de enfermagem, Isabela Chaves, suplente da titular Dra. Patrícia Barbosa dos Reis.

Em sequência, o Secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ronnie, apresentou as demandas da pasta, e enfatizou o grande pedido dos munícipes pela possibilidade de utilização das quadras e playground no Centro Náutico Marinas e demais parques infantis.

A Diretora de Turismo, Ana Foletto, apresentou o protocolo sanitário organizado junto a Vigilância, para que a liberação ocorra de modo controlado e seguro.

A realização de atividades esportivas no local deverá contar com agendamento prévio na Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, apenas para utilização do espaço aos finais de semana, entre outras medidas.

Ainda, ressaltou que a equipe está organizando um novo acesso ao espaço, aos fundos do Cineteatro Sete Quedas, com estacionamento e calçamento com acessibilidade de locomoção para PCD e idosos.

“Estamos querendo regularizar o que já está ocorrendo. Infelizmente, os pais olham para a faixa de impedimento nos parquinhos e passam os filhos por baixo do limite, ignorando essa restrição. Por isso organizamos este protocolo de controle, pois, queremos o bem-estar dos pais e dos filhos para praticarem o lazer”, complementou Marcelo Ronnie.

Cleber Pereira (Professor Jesus), Diretor de Esporte, ainda solicitou a abertura dos treinos esportivos das escolinhas infantis da cidade, que possuem uma parceria com a Administração Municipal.

Todas as atividades esportivas contarão com controle e organização da equipe da Diretoria de Esportes, junto a Diretoria de Vigilância, para monitoramento dos possíveis riscos.

Um dos questionamentos levantados pelos presentes foi a reabertura das torcidas presenciais nos jogos que ocorrem, inclusive com a participação da equipe guairense Guaíra Futsal. No entanto, Professor Jesus disse que esta demanda não está autorizada pela Federação Paranaense de Futsal.

As demandas apresentadas foram votadas pelos membros do Comitê e aprovadas por unanimidade. O Prefeito Heraldo agradeceu a presença de todos.

A principal mudança aprovada está na utilização das quadras e parques infantis do Município, sendo que o Centro Náutico Marinas deverá contar com agendamento prévio para uso aos finais de semana.

O novo Decreto foi registrado sob nº 344/2021, com validade até 01 de setembro de 2021.

Portal Guaíra via Assessoria