O Município de Guaíra, por meio do CRAS — Centro de Referência da Assistência Social, da Secretaria de Assistência Social, informa nesta segunda-feira (08), que o novo Auxílio Brasil será pago utilizando os mesmos dados do cadastro antigo dos usuários, referente ao programa Bolsa Família.

Para compreender melhor esta questão, o programa Bolsa Família, criado no ano de 2003, veio com o intuito de unificar todos os programas de transferência condicionada de renda, existentes do Brasil naquele momento. É um apoio financeiro fornecido pelo Governo Federal às famílias em situação de vulnerabilidade social.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Em suma, quando uma família passa por dificuldades financeiras e sociais, o Governo Federal, dentro de suas políticas públicas sociais, concede determinados valores específicos que visam contribuir com a renda econômica desta família.

Para que estes benefícios sejam concedidos, estudos e avaliações técnicas são aplicados durante o processo, para verificar se a família realmente preenche os requisitos necessários e exigidos.

Agora, o atual Governo Federal, por meio da Medida Provisória n.º 1.061, de 09 de agosto de 2021, substituiu o programa Bolsa Família pelo programa Auxílio Brasil. Além deste, também criou o Alimenta Brasil, que substituiu outro programa social, o PPA — Programa de Aquisição de Alimentos.

Uma das grandes dúvidas dos cidadãos beneficiados pelo extinto programa Bolsa Família, é sobre a atualização de dados cadastrais para o Auxílio Brasil.

No entanto, a Secretaria de Assistência Social ressalta que o Auxílio Brasil utilizará o banco de dados referente ao programa Bolsa Família.

Por isso, todos aqueles que já possuem seus dados atualizados junto a equipe do CRAS, não precisam passar pelo processo de atualização. Aqueles que não atualizaram seus cadastros dentro do período de 1 ano devem procurar a Secretaria de Assistência Social para regularizar o registro.

Para mais informações, entre em contato com a equipe do CRAS, nos números: (44) 3642 – 8657, (44) 3642 – 8660, ou no Whatsapp (44) 98456-6966.

Portal Guaíra via Assessoria