O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, finalizou a obra da nova sede da ACG – Associação de Catadores Guairenses. Os trabalhos na unidade serão iniciados em breve.

A nova sede conta com um barracão ou UVR — Unidade de Valorização de Recicláveis, como passou a ser chamado, que foi conquistado por meio de um convênio com a Itaipu Binacional, no valor total de R$ 650.029,75, sendo R$ 130.005,90 de contrapartida municipal.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A unidade encontra-se na Vila São Francisco, na Rua Travessa do Jau, n.º 34. Segundo a Assessora, Aline Priscila de Souza, todos os resíduos e materiais recicláveis de Guaíra estarão sendo destinados para este local, para a realização de triagem, por meio da coleta seletiva.

Na última semana, a equipe do Meio Ambiente iniciou a instalação de todos os equipamentos, que foram doados pelo Governo do Estado, através do convênio Reciclo Paraná, e Itaipu Binacional. Os novos equipamentos são: Esteira de Elevação; Esteira de Separação; Funil de Rejeito; Prensa; Enfardadeira; Balança Digital; Carrinhos Movimentadores de Big Bang, e uma Empilhadeira Elétrica. Ainda, haverá uma parte administrativa toda mobiliada para melhor atender as necessidades dos associados e dos guairenses.

O Diretor de Meio Ambiente, Luiz Vieira, destaca que a equipe está trabalhando com muito empenho para iniciar os trabalhos na nova sede quanto antes. A previsão é que isso ocorra no próximo dia 05 de agosto.

Segundo o Secretário, Luis Ferroquina, a tão aguardada obra é um avanço para a preservação do meio ambiente, uma vez que contribuirá com a diminuição dos resíduos, favorecendo a reciclagem, dando a destinação correta dos lixos, além de promover o aumento da vida útil do aterro sanitário.

Portal Guaíra via Assessoria