A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inaugurou nessa sexta-feira (19) a nova sede da delegacia em Guaíra.

Com 2.242,54 m², a obra, iniciada em março de 2014, custou cerca de R$ 2,7 milhões.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Trata-se de uma delegacia e uma unidade operacional, ambas localizadas no quilômetro 561 da BR 272.

O prédio tem paredes e vidros blindados, conta com alojamentos feminino e masculino, auditório para 40 pessoas, heliponto, pátio de veículos com mais de 1.000 m², rampa de fiscalização, canil e gerador.

O inspetor Cleiton Tofoli Cortez, chefe da delegacia de Guaíra, estava emocionado. “É a realização de um sonho. Nasci em Francisco Alves e nunca pensei que pudesse trabalhar aqui na região, muito menos chefiar uma delegacia. Então, é uma realização pessoal também. Com certeza essa obra dará mais resultados, melhores condições para todos nós e consequentemente para toda a sociedade”, afirmou.

O superintendente regional da PRF no Estado do Paraná, Gilson Cortiano, também enalteceu a obra. “Isso demonstra o reconhecimento da União e da chegfia da PRF em Brasília para a fronteira. Este com certeza é um dos melhores postos da PRF do país e para nós é uma satisfação muito grande. Guaíra merece”, destacou.

O prefeito Fabian Vendruscolo destacou os investimentos na área de segurança. “De 2005 pra cá conseguimos uma sede da Polícia Federal, o Batalhão de Fronteira, a PRF e está sendo construída também a delegacia do Nepom (Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal). Além disso, conquistamos uma vara da Justiça Federal e a Procuradoria da República, ambos em funcionamento. A fronteira merece essa atenção e em todos os processos o Município nunca esteve ausente, colaborando para ajudar nessas conquistas. Em nome da cidade de Guaíra, eu agradeço a todos os servidores destes órgãos e a todas as autoridades presentes”, disse.

Participaram da solenidade autoridades locais, entre juízes, promotores, vereadores, comandantes das forças armadas e de instituições policiais.

Adriano Furtado, chefe de Gabinete da PRF, representou a diretora-geral da PRF, Maria Alice do Nascimento. Para Furtado, “A obra é uma prova de que Guaíra representa muito no cenário nacional”.

O deputado estadual Marcio Pacheco também esteve presente na cerimônia.

A solenidade foi encerrada com a apresentação do coral Escola que Canta, coordenado pelo professor Marcos Duarte, da Escola Municipal Áurea Del Cortez Benck.

Dados

Desde 2010, a Delegacia da PRF em Guaíra já apreendeu 34,7 toneladas de maconha, 550,6 quilos de crack e 1,2 tonelada de cocaína.

Nesse mesmo período, os policiais rodoviários federais também apreenderam na região 41,8 milhões de maços de cigarro.

A PRF recuperou desde que entrou em funcionamento em Guaíra 636 veículos com registro de roubo ou furto.

A PRF apreendeu, ainda, 165 armas e 20,9 mil munições de diversos calibres.

GUAIRA-DELEGACIA-DA-PRF-E-INAUGURADA-NA-FRONTEIRA

GUAIRA-DELEGACIA-DA-PRF-E-INAUGURADA-NA-FRONTEIRA-2

GUAIRA-DELEGACIA-DA-PRF-E-INAUGURADA-NA-FRONTEIRA-3

GUAIRA-DELEGACIA-DA-PRF-E-INAUGURADA-NA-FRONTEIRA-4

GUAIRA-DELEGACIA-DA-PRF-E-INAUGURADA-NA-FRONTEIRA-5

GUAIRA-DELEGACIA-DA-PRF-E-INAUGURADA-NA-FRONTEIRA-6

Portal Guaíra com informações de Cristian Aguazo/PMG