ad

O município de Guaíra conta com uma grande novidade, desta vez, no ramo da saúde. A Natural Menfis foi inaugurada no último sábado (16), na rua Alvorada, 471, Sala 1, anexo a Clínica Menfis. Um espaço voltado a proporcionar bem estar e saúde através da aromaterapia, incensos de plantas naturais e linhas de maquiagens e cosméticos com certificação orgânica e vegana.

A aromaterapia é uma medicina natural muito difundida no mundo que trata diversas doenças através do uso de óleos essenciais. Estes óleos são substâncias químicas concentradas e complexas extraídas de diversas partes das plantas (caule, folhas flores, raízes). Enquanto presentes nas plantas, estas substâncias aromáticas servem de defesa, proteção, polimerização entre outras funções. Acredita-se que a prática da aromaterapia é muito antiga, usada em queima de galhos e folhas para afastar animais perigosos, cerimônias religiosas, embalsamar cadáveres, na alimentação e tratamentos de feridas. Em 1920 o químico René Maurice Gattefossé experimentou os benefícios dos óleos essencias quando seu laboratório pegou fogo e mergulhou seu braço acidentalmente em um líquido que estava próximo, o qual contia o óleo essencial de lavanda. Imediatamente percebeu o alívio da dor e uma recuperação rápida e impressionante com o mínimo de desconforto e praticamente sem marcas de cicatriz. A partir daí ele e vários outros pesquisadores que já estudam os óleos essencias intensificaram seus estudos para descobrir os benefícios.

Muitos países já utilizam a aromaterapia em tratamentos de saúde. Aqui no Brasil com a implantação das práticas integrativas e complementares pelo SUS sua utilização tem sido difundida e beneficiado milhões de pessoas através da inalação, banhos, massagens e muitas outras formas de uso. Hospitais já utilizam a aromaterapia para auxiliar as futuras mamães no parto, controle bacteriano, na diminuição do tempo de permanência do paciente no hospital e doenças respiratórias. Também são utilizados como antidepressivos, tratamentos de ansiedade, insônia, fadiga mental e física, stress, dores de cabeça, sinusite, enxaqueca, hipertensão, hiperatividade, queda de cabelo, cólicas menstruais, cólicas de bebê, TPM, menopausa, dores musculares, entre muitos outros, podendo ser usado por recém nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos.

A Tecnóloga em Estética e aromaterapeuta esclarece que: “É importante ressaltar que existe uma diferença entre essência e óleo essencial. A essência é utilizada na perfumaria e em produtos de beleza e higiene para deixar um “cheiro” agradável e óleo essencial tem finalidade terapêutica, utilizado sob orientação de um profissional com conhecimento na área, pois trata-se de um medicamento natural que existe dose e forma de uso correta. A Natural Menfis também traz uma tendência mundial de conscientização de beleza, saúde, preservação ambiental e respeito aos animais. Os cosméticos orgânicos contêm óleos essenciais e extratos naturais que possuem propriedades regenerativas, antioxidantes, antissépticas e hidratantes, pois possuem uma grande afinidade com a pele. “Precisamos cuidar da mente, corpo e espírito para sermos saudáveis” salienta Simone Castagna Angelim Costa.

A proprietária da loja é a Tecnóloga em Estética e Cosmética Simone Castagna Angelim Costa, que já atua há alguns anos atua na área e criou um espaço físico acolhedor para melhor atender as pessoas que buscam qualidade por uma vida melhor. “Há um ano vínhamos trabalhando para montar este espaço, buscando empresas com certificação de pureza dos óleos essencias e certificação orgânica e vegana dos cosméticos e maquiagens que possuem pigmentos naturais.

“Hoje infelizmente empresas vendem óleos essencias diluídos em óleos vegetais para ter um custo menor, pois o valor dos óleos essencias é calculado pela quantidade de plantas utilizadas e sua origem (o que determina sua composição química e a finalidade de seu uso) o que em alguns óleos eleva muito o seu valor” aponta.

Simone é também professora e coordenadora do curso de Estética e Cosmética da UNIPAR unidade de Guaíra. Ela conta também com a ajuda da colaboradora Mary Matos.

Atendimento

O horário de atendimento de segunda a sexta-feira, será das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30, e aos sábados, das 8h30 às 14h. O telefone e Whatsapp para atendimento é o (44) 9 9102-2884. Para saber um pouco mais sobre a loja, seus produtos e novidades, uma opção é seguir as redes sociais no Facebook por Natural Menfis e [email protected].

“A aromaterapia não é uma coisa inventada, ela tem comprovação científica. Tudo o que a gente utiliza, houve um estudo sobre a dosagem. Não é porque é natural, que pode ser usada de forma discriminada. O benefício que a planta me oferece, tem uma finalidade terapêutica. Ela é igual medicamento, tenho que cuidar da dose e da forma que vou utilizar. Por isso, deve procurar quem entende para orientar o uso correto”, explica a esteticista.

COMO FUNCIONA O PROCEDIMENTO?
Na loja, o paciente passa por uma análise e recebe a orientação correta de qual óleo deve usar, como a dosagem, horário. “Deve ter conhecimento para indicar, para que haja um resultado benéfico”, enaltece Simone.

NOVIDADE
O ramo da aromaterapia não havia em Guaíra. A Natural Menfis, além de trazer a parte terapêutica, dos óleos essenciais, o espaço trabalha também com cosmétiscos e maquiagens orgânicas, que é uma tendência mundial. “As pessoas querem cada vez mais consumir produtos que não prejudiquem o meio ambiente e que ajuda no corpo e na mente”, frisa.

“Já atuo nesse ramo há alguns anos, mas não tínhamos o espaço físico. Com o tempo, as pessoas foram se beneficiando com os nossos produtos e nos cobravam de ter um espaço. Há um ano vínhamos trabalhando para a abrir a empresa, fomos amadurecendo a ideia, buscando empresas que tivessem realmente a certificação de que os óleos essenciais fossem puros. Hoje, infelizmente, têm empresas que se beneficiam do nome aromaterapia, mas não vendem óleos puros, acabam fazendo uma diluição para vender mais barato”, explica a proprietária da loja.

PRODUÇÃO
Para que se extraia o óleo da planta, às vezes é preciso de toneladas de uma planta para que possa haver a extração de gotículas, que são invisíveis, para tirar 10, 20 mls. “Com isso, o produto acaba se tornando caro. Tem produtos, que a gente não tem na loja, por conta do alto custo, por isso, adquirimos através de encomenda. Cada um tem seu valor por conta da propriedade e da quantidade utilizada da planta para a sua produção. Com a diluição do óleo, acaba não tendo o benefício que as pessoas desejam. Fiz cursos, aprofundando mais no tema e para buscar empresas que nos fornecem essa garantia na busca de produtos puros”, completa a profissional.

SAIBA A DIFERENÇA
Essência é uma combinação de cheiros com a finalidade de sentir. Já o aroma, retirado da planta, tem fim terapêutico, que beneficiará a saúde da pessoa.
É o mesmo preço procurado na internet, mas ao invés de pagar o frete de extra, teremos pelo mesmo preço perto do cliente.

REDES SOCIAIS
Para saber um pouco mais sobre a loja, como também as novidades, uma opção é as redes sociais, no Facebook, busque por Natural Menfis. Já no Instagram, basta seguir o @naturalmenfis.

Redação Portal Guaíra