Promover iluminação pública de qualidade é uma das metas desta Gestão. Pensando nisso, o Município de Guaíra, em parceria com a Eletrobras, por meio do Procel — Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, fez um avanço neste sentido, com a instalação de diversas luminárias em LED na cidade e algumas localidades rurais.

As luminárias LED trazem mais eficiência na iluminação pública, gerando uma maior economia de energia e contribuindo para a melhor segurança e lazer da população.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Segundo o servidor da Secretaria de Planejamento, Bruno Gabarão, a princípio, o projeto de substituição das luminárias por lâmpadas LED previa 706 pontos de iluminação pública a serem contemplados. No entanto, o Município de Guaíra conseguiu ampliar esse número para 842 pontos, utilizando a sobra de recursos dos processos licitatórios.

Para compreender esta questão, quando ocorre a abertura de uma licitação para compra de um material ou contratação de um serviço, os fornecedores interessados fazem a concorrência dos preços, e aquele que obtiver o melhor desempenho neste processo, celebra o contrato com o poder público. Essa concorrência gera descontos dos materiais, e foi esse saldo que possibilitou a ampliação da compra de mais luminárias para beneficiar outros pontos de iluminação pública.

A partir do aprendizado e experiência obtida na parceria com a Eletrobras, o Município decidiu dar andamento no processo de modernização da iluminação pública, que agora será realizado com investimentos de recursos próprios.

De acordo com a assessora da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, Evelin Suptiz, foram aproximadamente R$ 1.300.000,00 investidos em iluminação pública somente no ano de 2021.

O Secretário, Luis Ferroquina, ressalta que as inovações no sistema de iluminação pública de Guaíra é um trabalho iniciado já na gestão passada, em parceria com a Eletrobras, mas que agora será continuado pela equipe do município, visando abranger todo o território da cidade. “O projeto de substituição por lâmpadas LED são o exemplo de que um trabalho bem feito e de qualidade pode render maiores benefícios aos cidadãos e diminuir os custos dos cofres públicos”, destacou.

O Prefeito Heraldo Trento agradece o empenho de toda a equipe na execução do programa e reforça o compromisso dar celeridade para que mais avanços como este ocorram, em prol do desenvolvimento da infraestrutura de Guaíra.

Portal Guaíra via Assessoria