ad

Foi coroado de absoluto sucesso o XXVII Simpósio da Juventude Nikkey realizado no último fim de semana aqui na cidade de Guaíra.

O evento aconteceu na sede da Associação Cultural e Esportiva de Guaíra (ACEG) e teve a presença de caravanas das cidades filiadas à Liga Desportiva Oeste Paranaense (LDOP), entidade promotora do simpósio, como Guaíra, Assis Chateaubriand, Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Terra Roxa e Umuarama.

Uma extensa programação foi cumprida no sábado (2) e domingo (3), destacando-se a palestra proferida na abertura do Simpósio da Juventude Nikkey pelo monge budista Ryoho Sasaki, do Templo Jodoshu Nippakuji, de Maringá, diretor do Asilo Wajunkai; geógrafo – FFLCH USP; mestre em educação pela University of Massachusetts, Amherst EUA; e mestre em Budologia, pela Bukkyo University, de Kyoto, Japão.

Ele falou para a numerosa platéia participante sobre “Formas Modernas de Identidade no Mundo Multicultural”.

Ao longo dos últimos 27 anos, o simpósio é uma tradição cultuada pelas alas jovens das colônias nipo-brasileira das 11 cidades filiadas à LDOP. Em torno de 90 descendentes de japoneses estiveram participando em Guaíra.

Como o encontro é itinerante, a cada ano acontece numa dessas cidades.

Em Guaíra, por exemplo, foi escolhida a sede do simpósio de 2015: será em Foz do Iguaçu.

Participantes do XXVII Simpósio da Juventude Nikkey em Guaíra (foto: Cristiano Wagatsuma)

Portal Guaíra com informações do Jornal Ilustrado/Coluna Italo


CLINICA SALUTAR