A apresentação promovida pelo Circuito Sesi Cultura, conta com apoio da Secretaria de Turismo, esporte e Cultura. No dia 3 de julho, às 20h Guaíra receberá o espetáculo “Amanhece. Mestre Aorelio e o Fandango Caiçara” no Cine Teatro 7 Quedas. A entrada é gratuita!

O musical retrata o Fandango Caiçara, uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva muito conhecida no litoral sul de São Paulo e litoral norte do Paraná. Essa forma de expressão é um dos bens imateriais que compõe o Patrimônio Cultural do Brasil.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Para quem quiser garantir o lugar para assistir ao Musical poderá retirar o voucher antecipadamente para 2 pessoas na Secretaria de Cultura, ou também retirar o ingresso na hora, ambas opções são gratuitas. Contribuição voluntária de 1kg de alimento não perecível. Não obrigatória.

SINOPSE |
Na ilha dos Valadares- PR, assim como em outras áreas do território caiçara que se estende do litoral sul-fluminense ao litoral norte do Paraná, a função do Fandango vem extrapolando seu papel poético e festivo, assumindo-se também como ferramenta para que as comunidades afirmem sua identidade frente às pressões externas e ao apagamento histórico.

A parceria de Aorelio Domingues com Cleiton Prado, outro mestre do fandango, fica evidente na mescla sonora das influências do fandango paulista (como os ponteios de machete e os andamentos mais acelerados das marcas) e o caráter de protesto intrínseco a boa parte das composições que resultaram desta parceria.

Outro aspecto é a materialização nas linhas de baixo elétrico nas modas bailadas e acústico nas marcas batida, um instrumento inusitado que acompanha a formação entendida por “tradicional”, evidenciando outros contornos e texturas sonoras, tanto das modas tradicionais quanto nas composições inéditas que compõem o disco. Em todos os casos se vislumbram reflexos do engajamento político e dos anseios de inovação e recepção de novos públicos, sobretudo das gerações mais jovens, presentes no ativismo de Aorelio Domingues em prol da difusão do Fandango Caiçara.

Portal Guaíra via Assessoria