O Município de Guaíra recebeu na terça-feira (7) o “odontomóvel”, veículo que traz consigo um consultório completo, cujo principal objetivo é realizar o atendimento odontológico itinerante. Com o odontomóvel será possível realizar serviços como avaliação clínica, extrações e restaurações dentárias.

A aquisição só foi possível por causa do pedido do deputado federal André Vargas. “Poucos municípios brasileiros receberam esse veículo, que faz parte do programa Brasil Sorridente, o que mostra o compromisso do governo federal e do deputado André Vargas com a saúde pública de Guaíra. Os nossos governantes entenderam que Guaíra tem 32 mil habitantes, mas características especiais por estar numa faixa de fronteira”, afirmou.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

DSC08365

O prefeito também fez questão de mencionar algumas das metas da saúde. “Quem acompanhou o nosso planejamento de governo sabe que estamos conseguindo cumprir com as nossas metas. Tínhamos como objetivo, ao longo destes quatro anos, conseguir uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas). Já a garantimos. Tínhamos como meta implantar três novas unidades básicas de saúde e também já conseguimos. Tínhamos como meta reformar e ampliar três outras unidades básicas de saúde. E conseguimos! Ou seja, tudo o que solicitamos  ao governo nós conseguimos ainda em 2013, com previsão de obras para 2014. Até dezembro de 2014 a expectativa é  concluir todas essas importantes obras. Aí teremos 2015 e 2016 para organizar a saúde, melhorar atendimento, dar conta da demanda. Estou confiante”, comentou.

A entrega das chaves contou com a presença do secretário de Saúde, Leandro de Lima Danelon, da diretora do Departamento Odontológico, Rosimeire Cristina de Souza, do vice-prefeito Osmar Volpatto e dos vereadores Almir Bueno, Getúlio Benitez Centurião, Valberto Paixão da Silva e Rossano França Triches.

O odontomóvel está orçado em 250 mil reais. A van possui cadeira, raio x, gerador e equipamentos de segurança. A estimativa é que o veículo esteja disponível para atendimento dentro de 30 dias, já que é preciso fazer a regularização documental junto ao Detran, entre outros trâmites burocráticos. De acordo com o prefeito, o odontomóvel privilegiará a zona rural e zonas carentes do município.

DSC08360 

DSC08366 

DSC08374 

DSC08378