O Banco de Leite Humano (BLH) Dr. Jorge Nisiide, do Hospital Bom Jesus de Toledo, tem a finalidade de proteção e promoção do aleitamento materno. O hospital atende bebês de toda a região, mas está com uma redução de 50% na arrecadação se comparado ao mesmo período do ano de 2013.

Segundo a enfermeira Simone Mickos, para ajudar a reverter este quadro a Secretaria de Saúde de Guaíra está reativando o seu posto de coleta de leite humano. A mãe que deseja doar leite pode dirigir-se aos Postos Saúde da Família (ESF / PACS e Centro de Saúde)  mais próximos de sua casa e  solicitar orientações com a enfermeira da unidade.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Importância

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir em 22% a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida – nos países em desenvolvimento. No Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano, 69,3% ocorrem no período neonatal e 52,6%, na primeira semana de vida.  O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

Estudos demonstram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, mais de 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos nos países em desenvolvimento. Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

 Perguntas frequentes

– O que é o Banco de Leite Humano (LH)?

É uma entidade sem fins lucrativos, que visa a promoção, proteção e apoio a amamentação, além de realizar o controle de qualidade necessário no LH.

– Quem pode doar?

Toda mulher saudável, com excesso na produção de leite.

– Como se tornar uma doadora?

A mãe que deseja doar leite pode dirigir-se aos Postos Saúde da Família (ESF / PACS e Centro de Saúde),  mais próximo de sua casa e  solicitar orientações com a enfermeira da Unidade . Nesses locais será preenchido um cadastro e informado como será realizado a coleta e orientações gerais sobre o manuseio e armazenamento do LH.

leite-materno-divulgacao