O Município de Guaíra, por meio da Secretaria de Assistência Social, junto ao Conselho Municipal de Assistência Social, promoveram a XII Conferência de Assistência Social.

A conferência visa identificar e analisar propostas de avanços nas políticas públicas de assistência social em Guaíra. Para isso, diversos segmentos da sociedade foram convidados a participar da reunião, além da, população, em geral.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Ainda, houve a apresentação de uma palestra magna da Assistente Social, Deise Aparecida de Lima, aprofundando o tema do evento: “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Em seguida, os presentes iniciaram a discussão das propostas pré elaboradas, que foram divididas em 05 eixos, com o objetivo de avaliar a situação da Assistência Social e propor ações de aperfeiçoamento, implementação e consolidação do SUAS — Sistema Único de Assistência Social.

Segundo a assistente social e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Dayara Freitas, cada um dos eixos deliberados contaram com 15 propostas a nível municipal, 05 para o estadual e 05 no federal, sendo escolhidas com a participação do público presente.

Dentre as diversas propostas discutidas, destaca-se a elevação do valor do benefício do Programa Bolsa Família (ou Renda Brasil); aumento dos recursos próprios destinados às Políticas de Assistência Social; adicional de insalubridade para profissionais da Assistência Social, que trabalhem no atendimento direto à população em extrema vulnerabilidade social, entre outras.

Ao final das tratativas, o membro do Conselho Municipal vinculado a uma das entidades atuantes e vereador municipal, Sergio Korb, foi eleito delegado da Conferência, e irá representar Guaíra na Conferência Estadual do Estado do Paraná.

O Prefeito e Presidente do Conselho de Municípios Lindeiros, Heraldo Trento, ressaltou a importância do direcionamento das propostas ao nível municipal, estadual e federal, visando a efetividade e celeridade na execução das diretrizes discutidas.

Portal Guaíra via Assessoria