Aconteceu em Guaíra nos dias 23 e 24 de agosto, a XI Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema “Os desafios do SUS em região de fronteira – caminhos e soluções”.

O evento foi um verdadeiro exemplo de democracia participativa, no qual se discutiu propostas, metas de melhoria e os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS). Promovido pelo Município, por meio do Conselho Municipal da Saúde, o encontro reuniu interessados na Unipar (abertura, 23) e também no Colégio Presidente Roosevelt (24).

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

A abertura do evento aconteceu na sexta-feira, com a participação do diretor da 20ª regional de Saúde, Odacir Fiorentin, do presidente do Conselho, José Floriano Winche de Almeida, da diretora da Unipar, Sandra Takahashi, do promotor de justiça,  Hugo Evo Magro Corrêa Urbano, da presidente da Câmara de Vereadores, Tereza Camilo dos Santos,   do secretário Leandro de Lima Danelon e do prefeito Fabian Vendruscolo.

Con-0013

Fiorentin falou sobre a saúde na região de fronteira, dando destaque para a possibilidade de construção do Hospital Regional de Fronteira com verbas do governo federal através de Itaipu.  O diretor mencionou um fundo que já está sendo usado para a construção da Universidade Latino Americana – Unila, e que num futuro podemos ter uma extensão da mesma aqui em Guaíra com um curso de medicina.

O coordenador-geral da conferência, José Gonçalves Dias Neto destacou a importância da conferência. “A Conferência é importante para que as três pontas – usuários, trabalhadores e gestores – pensem juntas em um SUS ainda melhor e que atenda a todos”, destacou.

O prefeito reiterou os grandes investimentos que a saúde de Guaíra está recebendo, destacando a implantação de novas unidades básicas de saúde, a construção da sede do Samu e a vinda da Unidade de Pronto Atendimento.

Para o secretário Leandro de Lima Danelon, os investimentos mudarão a realidade de Guaíra. “O investimento em saúde é alto e vamos oferecer muito mais opções aos guairenses. É uma tarefa árdua, mas estamos comprometidos em dar o melhor possível”, avaliou.

Propostas

Dezenas de propostas foram elencadas depois que os grupos de estudo fizeram as plenárias. Entre as propostas, estão a criação e implantação do plano de cargos, carreira e salários específico para o funcionário da Secretaria de Saúde, a criação de uma ouvidoria municipal e o recadastramento dos usuários. Antes de encerrar a reunião, o prefeito pediu a aprovação para colocar o nome do ex-diretor da Regional de Saúde e ex-servidor da Funasa em Guaíra, Alberto de Jesus Fernandes, na Unidade de Pronto Atendimento.  A proposta de homenageá-lo foi aprovada por unanimidade.

Con-0020

Con-0023

Con-0046

Con-0111

Con-0169

Con-0192

Con-0193

Con-0206

Con-0289

Con-0293

Fonte: Assessoria