ad

O prefeito de Guaíra, Fabian Vendruscolo, recebeu esta semana em seu gabinete a visita de lideranças do município de Mercedes.

O encontro foi acompanhado pelo vereador Valberto Paixão da Silva e por José Leandro Gomes Nogueira, que representou a Delegacia Fluvial de Guaíra.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O vice-prefeito de Mercedes, Vilson Martins, o secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Edson Vilar Santos, e o vereador Altair Loffi agendaram o encontro com o objetivo de apresentar uma proposta de parceria entre os municípios para viabilizar a travessia de balsa que liga a comunidade rural de Salamanca em Guaíra até o Arroio Guaçu em Mercedes.

A travessia estava temporariamente suspensa  por conta do rebaixamento do reservatório de Itaipu e agora está sendo totalmente custeada pelo município vizinho.

lideranças-mercedes-visitam-guaira

Entretanto, além dos custos de manutenção com combustível e com a embarcação em si, serão necessárias intervenções para enquadrar os portos dentro dos padrões exigidos pela Marinha. “Temos que fazer algumas intervenções, algumas adequações que serão muito positivas. Como tudo requer investimento, nada mais justo que possamos estabelecer uma parceria para dividir os custos”, explicou o vice-prefeito de Mercedes, que também é secretário de Aviação, Obras e Serviços Urbanos.

O prefeito Fabian Vendruscolo prometeu um imediato estudo jurídico e contábil para firmar um convênio para auxiliar no custeio da travessia.

Durante o seu primeiro mandato como prefeito (entre 2005 e 2008), o governo municipal guairense criou a lei 1.335/2005 para justamente legalizar o acordo entre as partes. “Infelizmente, a parceria durou apenas  até o ano de 2008. É muito importante retomar esse processo, porque a travessia é  fundamental para os agricultores da região, que tem uma ligação histórica. Conheço inclusive muita gente tem parentes que residem nas proximidades. A balsa ajuda bastante”, comentou Valberto Paixão da Silva, que reside em Salamanca.

Segundo Fabian, há também o interesse em fazer rapidamente as intervenções necessárias no porto, como a reestruturação da rampa de embarque e desembarque.

Balsa que faz a travessia entre os Municípios de Mercedes e Guaíra (foto: Edinho/Ponto da Noticia)
Balsa que faz a travessia entre os Municípios de Mercedes e Guaíra (foto: Edinho/Ponto da Noticia)