Na quarta-feira (29) a Secretaria de Assistência Social promoveu uma palestra alusiva ao Dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A palestra ministrada pela Psicóloga Nádia Coldebella, abordou o tema, Enfrentamento do Abuso Sexual: Estratégias para Atuação em Rede”, com o objetivo capacitar os profissionais da rede de proteção a fim de levar maior conhecimento sobre prevenção e enfrentamento ao abuso sexual, como reconhecer e identificar vítimas com base em análise comportamental, sinais psicossociais e físicos.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Em Guaíra, no ano de 2018 foram registrados 26 casos de abusos sexual, 36 casos de abandono e 8 casos de estupro de vulnerável. Números alarmantes, a Psicóloga ainda alertou dizendo, “A violência não está longe, a maioria dos casos ocorrem dentro de casa ou alguém que a família confia”.

Buscar capacitação para que consiga identificar os sinais é indispensável. É um dever de toda a rede de proteção estar com os olhares atentos para perceber as mudanças de comportamento, pois essa a forma em que a vítima se expressa.

Todas as ações tiveram a intenção convocar e conscientizar a sociedade para participar de maneira direta na luta contra qualquer tipo de violência sexual contra crianças e adolescentes. É responsabilidade de toda família, sociedade e estado proteger as crianças e adolescentes.

Disque 100, denuncie! Somos nós a proteção de nossas crianças e adolescentes.

Portal Guaíra via Assessoria