O Município de Guaíra, em parceria com órgãos preocupados com a preservação das áreas naturais, está organizando o evento “Rio+ Limpo”, que terá como principal objetivo recolher lixos do rio Paraná e de suas dezenas de ilhas.

A coleta será realizada amanhã, 21 de setembro, partindo às 08h30 do Centro Náutico Marinas até o Porto Morumbi (trecho de aproximadamente 40 quilômetros).

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Para que os envolvidos com o projeto consigam recolher a maior quantidade de lixo possível, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pede que a população que mora nas ilhas ou que possui casa para passar os finais de semana junte os materiais que serão descartados. “A ajuda dos guairenses irá facilitar o trabalho das equipes que vão passar recolhendo o lixo”, explica a diretora de Meio Ambiente, Elaine Celestino.

Segundo Elaine, o evento promoverá a conscientização de toda a comunidade, principalmente dos ribeirinhos. O projeto está em sua segunda edição. Em 2012, 150 voluntários extraíram 19 toneladas de resíduos das margens do rio Paraná.

Adiado

A coleta era para ter sido efetuada no dia 24 de agosto, mas o mau tempo impediu que as embarcações saíssem do Centro Náutico. “Chegamos a ir até o Centro Náutico, estávamos preparados, apesar do céu nublado. Mas o vento e a possibilidade de chuva fez com que desistíssemos. Agora, vamos concretizar esse projeto. Quem quiser participar será bem-vindo. Estão todos convidados”, afirmou Elaine.

Parceiros como a Itaipu, empresas náuticas, Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa), Associação dos Pescadores Artesanais de Guaíra e a Associação dos Pescadores Amadores (APA) estão envolvidos na organização do evento e na mobilização das embarcações participantes.

 riomaislimpo

Fonte: Assessoria