O Programa Mais médicos, que levará profissionais de saúde para municípios do interior e regiões carentes do país, começou a disponibilizar nesta semana os médicos brasileiros que irão atuar na atenção básica. Dezesseis cidades paranaenses foram selecionadas para receber profissionais brasileiros, entre elas Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Itambé e São Miguel do Iguaçu.

Segundo o Ministério da Saúde, 1.096 médicos com diplomas do Brasil iniciam suas atividades em 454 municípios de todo o país.  Guaíra foi selecionada para receber sete médicos. Quatro já foram liberados, sendo um brasileiro e três cubanos.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------
Prefeito Fabian, Dr. Gerson e secretário de saúde Leandro Danelon
Prefeito Fabian, Dr. Gerson e secretário de saúde Leandro Danelon

O brasileiro, Gerson Marcio Negrissol (ex-prefeito de Alto Piquiri/PR), foi apresentado ontem (02) e começou a atender a população hoje. O prefeito da cidade, Fabian Vendruscolo, declarou que tem ótimas expectativas sobre o novo trabalho: “O programa já está funcionando, isso mostra a rapidez e dedicação do governo federal com os municípios. Guaíra está feliz com a chegada do Dr. Gerson, e esperamos assim atender melhor a população”, declarou o prefeito.

Gerson defendeu o programa e destacou a necessidade do município. “Fui muito bem recebido, tanto nos processos do programa Mais médicos como em Guaíra, que é um município que precisa melhorar o atendimento médico de saúde. Acredito que essa a iniciativa vai ajudar muitas cidades”, declarou o médico, que iniciou seu trabalho nesta terça (3).

Zeca Dirceu, um dos deputados que está ajudando Guaíra no setor de saúde, afirmou que apoia o programa e destaca a importância do atendimento básico nos municípios do interior. “O programa tem o cuidado de garantir que os médicos estrangeiros sejam enviados para atuar única e exclusivamente onde os médicos brasileiros se recusaram a trabalhar. Não haverá nenhum tipo de concorrência nem prejuízo para os profissionais formados no Brasil, e quem ganhará será a população, que tendo mais médicos à disposição será melhor atendida e com mais qualidade”, disse o parlamentar.

São Miguel do Iguaçu, Itambé e Marechal Cândido Rondon devem receber os profissionais de saúde até o final desta semana.

No Brasil, 3.511 cidades haviam solicitado 15.450 profissionais. Eles devem trabalhar em unidades básicas de saúde do interior dos estados e em periferias de grandes cidades.

Dr. Gerson Marcio Negrissol
Dr. Gerson Marcio Negrissol

Fonte: Assessoria