ad

Foram empossados no Paço Municipal, os membros do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Guaíra e do Comitê Gestor Municipal e do Grupo de Articulação e Monitoramento do Plano Viver Sem Limite, criados a partir dos decretos municipais 247 e 251, respectivamente.

O conselho será responsável por acompanhar as políticas públicas que devem garantir acessibilidade e outras medidas que visam garantir uma qualidade de vida para os portadores de deficiências física ou intelectual.

O conselho será formado por representantes indicados pela Associação Guairense de Pessoas com deficiências, representantes da classe civil organizada, representantes indicados pelo Executivo e representantes da Câmara Municipal.

Estão contemplados no conselho representantes de portadores de deficiência auditiva, visual, intelectual e física. O conselho também abrange portadores de autismo e esclerose múltipla tipo 2.

O prefeito Fabian Vendruscolo iniciou o encontro explicando a lei municipal 1.873/2014, que institui o conselho e disseca suas atribuições. Todos os integrantes ganharam uma pasta contendo a lei. O prefeito também mencionou o Plano Viver Sem Limites, do governo federal, que elenca as políticas públicas que precisam ser implementadas e que dão norte aos governos municipais.

Fabian deu destaque para que as obras de agora em diante contemplem todas as necessidades que as pessoas portadoras de deficiência precisam. “Guaíra existe desde 1951 e apenas em 2014 estamos dando o devido reconhecimento aos munícipes que possuem algum tipo de deficiência. De agora em diante, esse conselho deve ser atuante para que os engenheiros, autores de projetos, loteadores, façam tudo dentro dos projetos que estejam dentro das regras de acessibilidade. Precisamos incutir isso na nossa forma de analisar e planejar”, ressaltou.

Fabian também anunciou que pretende atrair cursos profissionalizantes voltados para os portadores de necessidades especiais e a aquisição de cadeiras adaptadas para a prática esportiva, além de reativar o projeto de equoterapia, que provavelmente deve ser desenvolvido no Centro de Tradições Gaúchas da cidade.

O presidente da Câmara, Almir Bueno, salientou a importância do conselho. “É mais uma ação do Executivo que contou com o apoio da Câmara. É importante que o conselho nos ajude a pensar em políticas sérias para a área, pois realmente precisamos. Estive na passeata promovida pela Associação, andei por alguns metros numa cadeira de rodas e realmente não é fácil. Temos muito a melhorar”, destacou.

Por sugestão do prefeito, o nome de João Francisco Ferreira foi colocado em votação como o primeiro presidente do Conselho. João é o atual presidente da Agape Viva – Associação dos Guairenses Portadores de Deficiências – e já representou o município na Conferência Nacional das Cidades.

João foi aceito por unanimidade e deve realizar uma conferência municipal ainda este ano para discutir ações que promovam a melhoria na qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência.

Na oportunidade, o prefeito empossou também os membros do Comitê Gestor Municipal e do Grupo de Articulação e Monitoramento do Plano Viver Sem Limite, responsável por articular projetos pela via governamental.

CONSELHO-DOS-DEFICIENTES-FISICOS-DE-GUAIRA3

CONSELHO-DOS-DEFICIENTES-FISICOS-DE-GUAIRA5

CONSELHO-DOS-DEFICIENTES-FISICOS-DE-GUAIRA7

CONSELHO-DOS-DEFICIENTES-FISICOS-DE-GUAIRA8

Portal Guaíra via Assessoria


CLINICA SALUTAR