[dropcap color=”#dd9933″]O[/dropcap] Município de Guaíra continua desenvolvendo ações para conservação e limpeza da cidade. Para ajudar a população a manter a cidade limpa, o Município criou os Ecopontos, locais para descarte regular de lixo não-orgânico.

O Departamento de Limpeza Pública também realiza, continuamente, serviços de manutenção nos 13 Ecopontos espalhados por todas as regiões da cidade.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Os locais, que são terrenos públicos ou cedidos por seus devidos proprietários, recebem toneladas de pequenos volumes de entulho da construção civil, pequenas podas de árvore, mobiliários e madeiras. O Município passa recolhendo estes materiais uma vez ao mês.

Todos os Ecopontos estão recebendo identificação por parte do governo municipal. O objetivo é deixar bem claro os locais onde o cidadão pode fazer o descarte destes materiais.

Vale lembrar que por lei o Município não tem a obrigação de recolher entulhos ou materiais inservíveis. É responsabilidade de cada cidadão dar o devido descarte. Contudo, estes Ecopontos são uma maneira do governo municipal facilitar a vida dos guairenses.

Além das melhorias executadas nos Ecopontos, a equipe de mobilização do Departamento de Limpeza Urbana realiza, frequentemente, ações de fiscalização e mobilização social, a fim de conscientizar a população quanto ao descarte correto do lixo.

O diretor do Departamento de Limpeza, Marcos Beffa, ressaltou a importância deste equipamento público para a cidade. “Com a implantação dos Ecopontos, espero que a população se conscientize e comece a dar o destino correto para pequenos volumes de entulho, móveis sem utilidade entre outros materiais, que antes eram descartados em via pública e em locais indevidos, o que ocasionava transtornos para pedestres, motoristas, além de deixar os locais com aspecto ruim”. Beffa explicou, ainda, que os Ecopontos deram mais visibilidade à atividade dos carroceiros que trabalham não somente com o descarte correto do lixo, mas também orientando a população.

O secretário de Infraestrutura, Sinomar Maria Neto, destacou que as ações da secretaria no começo do ano ocorreram com dificuldade no início do ano. “Os locais foram limpos, mas a população voltava a jogar em frente de suas casas. Infelizmente nosso efetivo não consegue dar conta de tanto volume, por isso a busca por alternativas. Com o funcionamento dos Ecopontos e limpeza de pontos de descartes irregular de lixo, a ideia é fomentar melhorias para a cidade, na qualidade de vida e no conforto dos moradores e visitantes”, afirmou.

A população pode contribuir não somente se conscientizando e fazendo sua parte, mas também como um agente fiscalizador, realizando denúncias relativas ao descarte incorreto do lixo. A prefeitura possui o telefone 9 8456 2078 ou 3642 0010 para denúncias, pedidos de limpeza e informações.

A limpeza nos bairros acontecerá esporadicamente, em média a cada 90 dias, mediante calendário. Os proprietários que insistirem em jogar entulhos, galhos e móveis em frente às suas casas fora de época estarão sujeitos à multa, nos termos da legislação vigente.

Confira abaixo os endereços dos Ecopontos:

Calendário de visita aos bairros para retirada de entulhos, podas e móveis:

Julho
Vila Janete – Vila dos Técnicos – Vila Pioneira – Eletrosul e bairros integrados
Agosto Bairro São José – Centro – Vila Velha – Vila Rica – Bela vista – Maracaju dos Gaúchos – Cruzeirinho

Setembro
Vila Malvina – Isack Vanin – Jardim Itaipu – Jardim Zeballos

Outubro
Parque Hortência – Dona Tereza – Kennedy – Jardim Cataratas – Vista Alegre – Citypar – São Domingos – Vila Alta – Internacional- Santa Clara – São Francisco – Isack Vanin – Itaipu

Novembro
Bairro Sete Quedas – Centro – Aniversário Municipal – Manutenção do aterro sanitário

Dezembro
Santa Paula – Vila Margarida – Jardim Guaíra – Bairro Tancredo Neves – Vila Hermínia – Parque Anhembi – Vila Paraná – Jardim América – Jardim Higienópolis

Portal Guaíra via Assessoria