Meninas de 09 a 11 anos já podem receber a primeira dose da vacina que previne o HPV, principal causador do câncer do colo de útero.

Também poderão tomar a vacina mulheres de 09 a 26 anos portadoras do vírus HIV, desde que com pedido médico.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Além desta nova faixa etária, as meninas de 12 e 13 anos que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, ainda poderão procurar a Unidade de Saúde.

Em Guaíra, a expectativa é vacinar 80% meninas que têm essa idade.

Viviane Carvalho, coordenadora do setor de imunização, explica que neste ano houve antecipação na faixa etária. “A mudança faz parte da estratégia de vacinação, meninas de 9 a 11 anos devem receber a dose, mas aquelas que têm 12 ou 13 anos e ainda não se vacinaram podem procurar uma unidade de saúde”, destaca.

O processo de vacinação que previne o HPV demora cinco anos para ser concluído, a menina que começa aos nove vai terminar aos 14 anos. São três necessárias três doses, a segunda deve ser tomada seis meses após a primeira e então a dose final quando o ciclo completar cinco anos.

Em Guaíra, as vacinas estão disponíveis na Unidade Central de Vacinação (rua professor Galvoso) de segunda à sexta, das 08 às 12h e das 14 às 17h.

No dia 11 de abril, um sábado, a Secretaria de Saúde promove um dia especial para a vacinação. Nesta data, a Sala de Vacinas atenderá das 08 às 17h.

É preciso levar a carteira de vacinação.

A coordenadora explica que os pais podem ficar tranquilos quanto aos sintomas que podem surgir após a aplicação da vacina. “Não registramos nenhum problema aqui em Guaíra no ano passado e nem mesmo na região. A vacina é segura e os efeitos colaterais que podem surgir são os mesmos que podem surgir em outras vacinas”, afirma.

O câncer de colo de útero é o segundo câncer mais frequente entre mulheres. Cerca de 5 mil morrem todos os anos em decorrência da doença.

???????????????????????????????

Portal Guaíra via Assessoria