Outubro é marcado pela principal campanha voltada à saúde das mulheres, com um mês inteiro dedicado à prevenção, conscientização e combate ao câncer de mama, e outros cuidados, o Outubro Rosa.

Segundo o INCA — Instituto Nacional de Câncer, esta categoria de câncer é o que mais atinge as mulheres em todo o mundo. O Brasil, é líder no ranking de mortalidade por câncer entre as mulheres. Em 2021, cerca de 66.280 novos casos foram descobertos, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil cidadãs.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

A princípio, não existe uma causa específica que seja a responsável pelo surgimento do câncer de mama. Neste sentido, são vários os fatores relacionados ao surgimento da doença, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante, entre outros.

No Município de Guaíra, outro grande problema relacionado à saúde feminina preocupa as autoridades. Segundo um levantamento realizado pela equipe da Secretaria de Saúde, cerca de 5 mil guairenses não possuem o exame preventivo em dia.

O preventivo, também conhecido como exame de Papanicolau, é uma inspeção ginecológica indicada para todas as mulheres que possuam vida sexual ativa, e tem o objetivo principal de avaliar a saúde do colo do útero, para avaliar se há sinais que indiquem doenças, como o HPV, vírus responsável pelo câncer de colo de útero, entre outros fatores.

Pensando nisso e aproveitando o mês dedicado ao cuidado da mulher, a equipe de saúde divulga na terça-feira (05), um cronograma de atendimentos voltados à realização do exame preventivo nas UBS da cidade e da área rural. Além disso, ações alusivas ao mês serão realizadas conforme o calendário, também divulgado nesta data.

Segundo o secretário de Saúde, Marcos Rigolon, o tema vem sendo pauta exclusiva de diversas reuniões entre a equipe e com o apoio de outros, como a vereadora e procuradora da mulher, Cristiane Giangarelli. “Estamos muito preocupados com o resultado dos levantamentos realizados. Pensando nisso, organizamos diversas reuniões para alinhar e definir estratégias de melhorar essa situação. A mulher guairense precisa se conscientizar sobre a importância do cuidado com a sua saúde, e essa é a oportunidade certa para isso, faça os seus exames. Cuide da sua saúde!”, destacou Marcos.

Portal Guaíra com Assessoria