O Município de Guaíra via SEDE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego inaugurou na quinta-feira (08) a Casa do Mel Ilha Grande.

A casa do Mel tem como finalidade estabelecer um local onde a extração do mel derivado da Ilha Grande realizada pelos associados da AMAIG – Associação Municipal de Apicultores, possa ser devolvida com o objetivo de profissionalização e ampliação da atividade.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Os apicultores de Guaíra têm mais de 30 anos de trabalho nessa atividade, porém, o mel é vendido para outros empresários onde é envazado com diferentes marcas. Por meio da formação da AMAIG e da constituição da Casa do Mel, a oportunidade de realizar o próprio envaze e certificar a marca única para o mel extraído na Ilha grande se torna mais acessível.

A casa do mel é um projeto do Município de Guaíra, que contou com a parceria dos apicultores da AMAIG e da EMATER. O prédio foi cedido aos apicultores com concessão de máquinas especificas para as funções a serem desenvolvidas na Casa do Mel. Os equipamentos adquiridos pelo município para a AMAIG são para o processamento e beneficiamento do mel obtido pela associação na ILHA GRANDE. Alguns dos equipamentos são: decantadores com torneira, desoperculadora elétrica, mesa desoperculadora com filtro, homogeneizador com aquecimento e isolamento térmico, descristalizador banho-maria e conjunto para produto de sache mel pressurizado. O valor investido pelo Município de Guaíra chega perto dos 200 mil reais.

Além das máquinas que custaram R$ 188.000,00, o Município ainda realizou o desenvolvimento do Manual de Identidade Visual da marca, Casa do Mel Ilha Grande, estimado em R$ 15 mil, porém, que fora desenvolvida via Gabinete do Prefeito por intermédio da Diretoria de Comunicação Social com a agência licitada.

Na solenidade realizada na Casa do mel, localizada na antiga prainha, autoridades e pessoas envolvidas no projeto fizeram a entrega simbólica da chave da Casa do Mel Ilha Grande.

O prefeito desejou sucesso aos apicultores e disse estar ansioso para ver a nova marca, credenciada e sendo comercializada no atacado, e varejo nos mercados nacional e internacional.

O Presidente da AMAIG, disse que a Casa do Mel é um sonho que hoje é realidade. “O mel extraído na Ilha Grande é considerado um dos melhores do mundo. As pessoas procuram por esse mel, principalmente na Europa. Ter esse local para o desenvolvimento do produto é um sonho que agora é realidade. Estamos prontos para correr atrás de novos desafios e levar esse mel com nossa própria marca para o mundo”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, agradece as parcerias e descreveu o processo até a conclusão da entrega. “Resumidamente, A secretaria tem procurado trabalhar as atividades potenciais do Município. O mel é uma delas. Diagnosticamos por meio das notas de produtor que mel em Guaíra precisa de um apoio e fomos atrás, ouvir os apicultores. Enfim, o mel extraído pela AMAIG aqui, nesse local que entregamos, com máquinas e um plano de identidade visual, é literalmente uma “casa”, onde a colhida para o desenvolvimento mora”.

Portal Guaíra via Assessoria