A pista de skate da praça Duque de Caxias ficou pequena para receber a 9ª edição do Hitmia Skate Circuit, que aconteceu no último final de semana.

O evento que contou com apoio do Município de Guaíra, que foi incluido no calendário oficial das festividades dos 64 anos de emancipação da cidade, sendo já uma das competições esportivas mais tradicionais do interior paranaense.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

As disputas começaram no sábado (14), com participantes do Paraná (Guaíra, Terra Roxa, Marechal Cândido Rondon, Toledo, Cascavel, Assis Chateaubriand, Cidade Gaúcha, Cianorte, Umuarama, Curitiba), Mato Grosso do Sul (Mundo Novo, Naviraí, Iguatemi, Dourados, Ponta Porã, Campo Grande) e do Paraguai (Salto Del Guairá, Pedro Juan Caballero), que disputaram premiações nas categorias feminino, iniciante, mirim, e amador.

Alisson Douglas da Silva Cremer, organizador do evento, disse que cada ano que passa, a quantidade e a qualidade do evento vem aumentando significativamente. “Essa foi a 9ª edição do Hitmia Skate Circuit, e quando lembramos de como começou e como chegamos até aqui, e comparamos a evolução, ficamos satisfeito com o resultado, isso faz com que a organização esteja cada vez mais preparada para atender as necessidades do público que também se torna mais exigente, assim como os atletas que procuram novos desafios” relatou.

Uma das novidades para esse ano, foi a participação de uma equipe de skatistas profissionais que vieram da capital paranaense, Curitiba. Os atletas durante o fim de semana interagiram com os participantes e comunidade local, que puderam demonstrar que é possível viver do esporte. “Os profissionais de Curitiba realizaram uma importante missão que foi a de mostrar para as gerações mais novas, que é possível, com muita dedicação e esforço, viver da prática esportiva com o skate” afirmou Alisson.

Uma  pessoa que colaborou na parte administrativa do evento foi o empresário Osni Ribeiro, convidado para compartilhar de sua experiência comercial com os membros da comunidade do skate. “Hoje o skatista tem sua identidade própria e ele quer consumir seu produto com qualidade, o que viemos trazer a Guaíra é que existe um mercado, um nicho comercial com grande potencial, por ter uma cultura própria capaz de agregar valores” disse Osni.

O evento não ficou limitado a manobras e desafios sobre os shapes, no sábado os skatistas que estavam visitando a cidade, estiveram em um restaurante local, onde aconteceu uma grande confraternização, além de visitarem pontos turísticos e históricos na cidade. Osni Ribeiro disse que o poder público e a iniciativa privada pode encontrar em eventos como esse, a formação de um público turístico. “Quando viajamos para competições de skate, e gostamos do povo e da cidade, com toda a certeza nos esforçamos em retornar com nossos amigos e familiares para aproveitar o que a cidade tem a oferecer. Guaíra tem uma estreita relação com o turismo, e realizar torneios de skates, ou de outros esportes que trazem competidores e torcidas de outras cidades, isso de certa forma, também é investir em propaganda para o turismo, ampliando o fluxo de utilização de serviços na cidade” relatou Osni.

Outro convidado para somar ao evento, foi o cantor e compositor Nene Collet, de Curitiba, que atua no projeto social Skate Free, que propõe levar qualidade de vida à crianças e adolescentes através da prática do skate. Segundo Collet, o projeto tem atuação nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Alisson, organizador do evento, já começa a planejar a 10ª edição da competição. “Todos os anos somos desafiados a melhorar a competição, e em 2016, por a décima edição, estamos pensando em trazer atrações que vão além da competição de skate, queremos trazer um grande nome do rok nacional, ainda é cedo em falar sobre quem queremos e se isso é viável, mas precisamos planejar desde já” disse Alisson.

Na classificação do 9º Hitmia Skate Circuit, os vencedores foram os seguintes:

Categoria Iniciante

  • 1º Curinga
  • 2º Brian
  • 3º Alisson Mather

Categoria Amador

  • 1º Ulisses
  • 2º Arthur Gomes
  • 3º Daniel

Categoria Feminino

  • 1ª Tika
  • 2ª mari
  • 3 Tati

Categoria Mirim

  • 1º Guilherme Japinha
  • 2º Victor Natan
  • 3º Dudu

SKATE-GUAIRA

SKATE-GUAIRA-2

SKATE-GUAIRA-4

SKATE-GUAIRA-5

SKATE-GUAIRA-6

Portal Guaíra via Assessoria