OBITUARIOO prefeito Fabian Vendruscolo decretou luto oficial (decreto 364/2013) pelo falecimento do senhor José Maria de Freitas Collin, proprietário de um tradicional cartório de registro de imóveis em Guaíra, que faleceu hoje de manhã em Cascavel, onde estava internado, aos 82 anos. O corpo será velado na Loja Maçônica Dario Veloso II (nas proximidades da AABB). Amanhã (1º), o corpo será levado até Curitiba, onde acontecerá o sepultamento.

Collin, como era conhecido na cidade, foi nomeado para exercer interinamente o cargo de oficial de registro de imóveis, títulos e documentos em Guaíra no dia 10 de agosto de 1963. Em dezembro do ano seguinte foi promovido ao cargo de oficial do registro de imóveis, títulos e documentos do distrito da sede da comarca de Guaíra. O oficial também foi vereador na legislatura 1973-1976.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Dono de uma extensa ficha funcional, Collin transitou por vários serviços da comarca, principalmente no período em que a dificuldade de conseguir pessoal qualificado era bem maior. “Segundo me confidenciou o próprio Collin, as dificuldades daquela época eram superadas graças a uma harmonia e camaradagem que os tempos modernos insistem em destruir”, comentou Luiz Zeballos Rolon, ex-vereador e tabelião. “É uma grande perda”, complementou.

Recentemente, José Maria de Freitas Collin foi homenageado durante a celebração do Jubileu de Ouro da Comarca de Guaíra. “Foi uma decisão acertada, o judiciário homenageou um pioneiro da área ainda em vida, o que é muito mais interessante. Hoje com certeza perdemos um pouquinho de nossa história”, comentou o vice-prefeito Osmar Volpatto.

O prefeito Fabian Vendruscolo também lamentou. “Mais um grande guairense que nos deixa. Figura respeitável, Collin com certeza contribuiu bastante. Estou particularmente muito entristecido com a notícia”, revelou.