O Município de Guaíra via Diretoria de Agropecuária da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente conta agora com aferidores meteorológicos, mais conhecidas estações meteorológicas.

Há seis meses, a diretoria adquiriu 4 equipamentos, que foram instalados em determinadas localidades, CAM (Centro Administrativo Municipal), na comunidade rural São João, no Maracaju dos Gaúchos, e na Comunidade Salamanca, cuja função é mostrar a temperatura com máximas e a mínimas, medir quantidade de chuva inclusive com registros de acumulados mensais e anuais, apreciar a velocidade do vento e rajadas, umidade do tempo, luminosidade, índice de raio UV, pressão atmosférica e ponto de orvalho.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Esses indicadores relativos ao tempo são fundamentais para a agricultura. Um dos maiores fatores de arrecadação do Município provem da agricultura, por isso o Município acredita que ofertar esses dados aos agricultores faz parte do fomento ao segmento.

Segundo o diretor de agricultura, essas informações ajudam no planejamento do plantio de cada safra como, por exemplo, os momentos de pulverização de defensivos, como mostrados no gráfico Delta T, que indica se há condição climática favorável.

Ainda serão instalados mais 2 equipamentos, pela Diretoria de Agropecuária em locais a definir e 1 pela Secretaria de Administração no Aeroporto Municipal. Até o momento, foram investidos aproximadamente R$77.000,00.

Os dados estão disponíveis no site do Município de Guaíra pelo link https://www.guaira.pr.gov.br/estacao.

Portal Guaíra com Assessoria