ad

Dia 20 de maio de 2019, ficou registrado pela chegada de um dos veículos mais esperados pela população guairense. A Unidade Móvel Veterinária, conhecida popularmente como Castramóvel.

O Castramóvel é um programa que consiste em castração gratuita de animais por meio de procedimento cirúrgico realizado por Médico Veterinário na Unidade Móvel Veterinária. Também faz parte do programa campanhas de educação sobre posse responsável de animais. Todos os animais castrados serão microchipados e receberão o cartão de registro do animal. A entrega oficial será realizada nas próximas semanas em uma solenidade que contará com a presença do Grupo Vida Animais.

Por entendermos a importância deste grupo nesta conquista, convidamos as fundadoras do Vida Animais de Guaíra, para um bate-papo. Confira o resumo desta conversa.

Tudo começou com uma munícipe chamada Katiucia Bach que quando viu sua cachorrinha vira-lata a beira da morte, moveu mundos e fundos para conseguir o recurso que permitiria salvar o animal, que tinha sido atacada em estado gestacional e estava com os filhotes mortos dentro da barriga. Katiucia conta que teve a ideia de uma rifa, que vendeu tanto quanto as lágrimas ao implorara para as pessoas ajudarem ela. O dinheiro da rifa salvou a cachorrinha e sobrou. Com a sobra, a militante das causas animais, iniciou uma busca por mais pessoas como ela que precisavam salvar seus amigos de estimação. Assim nasceu o grupo de Vida Animais, que tem como porta voz hoje a irmã de Katiuscia, Karina Bach.

Karina contou que ela já fez de tudo pelos animais, inclusive vender todos os móveis da casa em troca da construção de um espaço para os “Pets” que salvava da rua. Ela também relatou que nessa busca incessante por melhores condições dos animais, o grupo Vida Animais, não visam somente o bicho em si, “não ter animais nas ruas é uma questão que vai além da vida do animal, visamos evitar acidentes com as pessoas, evitar doenças. Animais sem saúde passam a ser um problema para a população. Por isso prezamos e lutamos pela causa. Queremos que os animais tenham lares saudáveis e não fiquem nas ruas. E o “castramóvel” é um sonho antigo que vendi para o Dr Júlio Juvenal, que comprou de primeira, alegando também ser um sonho dele. Dr Júlio por sua vez vendeu o sonho ao Prefeito Heraldo Trento, que imediatamente estudou o caminho a ser tomado e não mediu esforços para que o “sonho” hoje esteja aqui exposto para todos verem”.

De fato, a história teve essa ordem. Quando o prefeito Heraldo ouviu do Dr Júlio, logo protocolou um pedido no Estado para que alguma verba ou projeto contemplasse o sonho de oferecer mais este serviço pelo sistema de saúde e fazer de Guaíra uma cidade que controla a população animal com responsabilidade e eficiência. Ao protocolar o pedido, eis que o destino toma conta. Na época do Deputado Osmar Bertoldi, fez um projeto para enviar verbas de R$120.000,00 para as cidades usarem na compra de veículos que viesse a servir como unidade veterinárias com o objetivo na castração e controle populacional dos animais. Aí a batalha já tinha uma vitória. O prefeito teve que convencer o Deputado que Guaíra era merecedora desta verba, que de fato seria aplicada da forma projetada. Karina Bach enfatiza que outras cidades tiveram a proposta e recusaram e afirma com todas as letras que essa conquista é resultado de um sonho que teve um prefeito que lutou para realizá-lo.

Bom, uma vez que o sonho está exposto em frente a prefeitura desde a tarde de ontem (20), as redes sociais não falaram em outra coisa querendo saber como de fato a Unidade vai funcionar e a quem vai atender.

A assessoria de imprensa está produzindo vários materiais que vão explorar o assunto ao longo dos meses que antecederão o início efetivo dos trabalhos da Unidade Móvel Veterinária, previsto para o segundo semestre deste ano. Na próxima segunda iremos entrevistar o veterinário e coordenador da Vigilância Sanitária, Dr Julio Juvenal e você pode enviar sua dúvida pelo inbox do facebook e Instagram do Município de Guaíra, além do e-mail [email protected]

Mas enquanto não chega o dia da entrevista, a Secretaria de Saúde disponibilizou um material em texto, que está ANEXO (clica na figura de um disquete preto que está abaixo da foto que ilustra esta matéria, no canto superior direito do seu computador), onde você poderá dirimir várias questões. Leia à vontade, anote suas dúvidas, encaminhe para a imprensa Municipal que será um grande prazer esclarecer.

Portal Guaíra via Assessoria