Uma reunião técnica e expositiva foi realizada no Paço Municipal. A reunião entre a Secretaria Municipal de Planejamento e representantes da Latus Consultoria, Pesquisa e Assessoria de Projetos LTDA., empresa contratada pela Itaipu, por intermédio do Parque Tecnológico de Itaipu, foi acompanhada pelo prefeito Fabian Vendruscolo. O encontro teve como principal objetivo mapear os projetos de desenvolvimento propostos pela administração.

pesquisadores-guaira-reuniao

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O secretário Josemar Ganho apresentou a visão estratégica de Guaíra de desenvolvimento partindo da reurbanização da orla municipal enquanto projeto turístico e econômico até a Plataforma Logística Intermodal, um arranjo que contempla a região Oeste do Paraná, e os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, e até mesmo Paraguai e outros países do Mercosul. “É uma visão macroestratégica que dará subsídios a este grupo. A explanação contemplou os gargalos logísticos da região e as tratativas que Guaíra já está realizando para a viabilização de ferrovia, hidrovia para integração das cadeias produtivas”, explicou.

De acordo com a visão municipal, Guaíra pode se tornar um polo de desenvolvimento industrial e logístico que envolve o escoamento da produção de proteína animal, etanol e a nascente indústria de polímeros verdes. Josemar acredita que o projeto poderá ter um papel preponderante no futuro, inclusive do ponto de vista geopolítico, com uma futura integração internacional que contemplará um corredor bioceânico.

pesquisadores-2

Fonte: Assessoria