O Município de Guaíra cumpre uma de suas metas de organizar questões relacionadas ao Programa de Coleta de Resíduos Sólidos. Dentre as ações assumidas e em pleno andamento está a coleta de pneus inservíveis. Os mesmos são recebidos no Eco-Ponto e posteriormente são destinados para a empresa RECICLANIP que efetuará a reciclagem e procedimentos adequados para inserir tais materiais na cadeia produtiva novamente.

Conforme o código de posturas do município: Seção IV – Do Lixo no Espaço Público Art. 71 : É dever de todos os munícipes contribuir ativamente para a minimização dos resíduos sólidos, por meio da racionalização dos resíduos gerados, bem como à sua reutilização, reciclagem ou recuperação. 

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O pneu inservível é aquele que não mais se presta ao processo de reforma que permita condição de rodagem adicional. Tendo em vista que os pneus inservíveis são um dos resíduos que prejudicam o meio ambiente, fabricantes e importadores têm o dever civil de destiná-los adequadamente. A fabricação do pneu consome recursos naturais, como borracha natural e petróleo. Há muitas maneiras de minimizar este consumo. Dar o destino ecologicamente correto aos pneus inservíveis é uma delas. Outro fator importante que deve ser observado no caso de pneus jogados a céu aberto são os focos de dengue: os pneus conservados em locais abertos podem servir de grandes criadouros do mosquito Aedes-Aegypti, transmissor da dengue. 

Formas de reutilização do pneu inservível

Quando um pneu não tiver mais condições de utilização pelo usuário, ele torna-se inservível e deve ser encaminhado para a RECICLAGEM ou REUTILIZAÇÃO.

Existem várias formas de Reutilização dos pneus inservíveis e que contribuem para a geração de empregos e o aquecimento da economia.

Colabore com a saúde de sua família e do planeta, entregue seus pneus para reciclagem.

Maiores informações Departamento de Meio Ambiente (44) 3642-0010.

COLETA-SELETIVA-DE-PNEUS

COLETA-SELETIVA-DE-PNEUS-2