1372257198750-medicoA Secretaria Municipal de Saúde informa que o Ministério da Saúde publicou em seu site oficial a informação de que Guaíra pode contar com sete médicos cadastrados no programa Mais Médicos, lançado pelo Governo Federal no mês passado.

Guaíra havia se cadastrado solicitando 10 médicos, que atenderiam os postos do Jardim Santa Paula, Tancredo Neves (BNH3), Vila Alta, Cruzeirinho, Maracajú dos Gaúchos, São João e Unidade Central.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

O governo liberou sete, mas ainda espera a confirmação dos médicos. “Aguardamos agora o parecer final do Ministério da Saúde, que vai entrar em contato com os médicos e definir datas e forma de contratação”, afirmou Leandro de Lima Danelon, secretário de Saúde.

A perspectiva de poder contar com mais médicos anima o secretário, que aposta na descentralização para poder driblar a superlotação da unidade central. “Temos um número muito grande de atendimentos e sabemos que com mais médicos poderemos diminuir a fila de espera. Além disso, o trabalho nos bairros é fundamental”, comentou.

Mais Médicos

O Governo Federal lançou um pacote de investimentos para o SUS. Além de investimentos em infraestrutura com a reforma e construção de hospitais e postos de saúde, foram abertos novos cursos de medicina em todas as regiões do país e abertas vagas para médicos que queiram receber a bolsa-auxílio.  A bolsa federal paga pelo Ministério da Saúde prevê R$ 10 mil para médicos que queiram trabalhar em cidades que mais precisam de atendimento médico por um período de três anos. A primeira chamada será para médicos brasileiros que queiram participar do processo. A segunda chamada será para médicos brasileiros que se formaram em outros países. A terceira chamada será para médicos estrangeiros que desejem trabalhar no Brasil. Só serão selecionados médicos graduados em instituições reconhecidas por seus países e cuja formação é equivalente às diretrizes curriculares mundialmente reconhecidas e adotadas no Brasil.

Cabe aos municípios custearem a moradia e alimentação destes profissionais.

Esforço municipal

A vinda de médicos vinculados ao programa federal será um grande reforço para a saúde municipal, que tem investido pesado para melhorar a qualidade no atendimento.  Com a conclusão do concurso público municipal, Guaíra contratará 13 novos médicos para o quadro de servidores, além de 05 auxiliares de enfermagem, 03 agentes sanitários e 16 agentes comunitários de saúde.

Estas não são as únicas boas notícias para o setor. Guaíra foi contemplada recentemente com uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O SAMU já está em fase de concurso público e, junto com a UPA, será instalada no Fundo de Vale. E mais: a cidade foi contemplada com 03 novas unidades básicas de saúde, sendo elas: UBS Bela Vista (nova unidade), Tancredo Neves (nova unidade) e Jardim Zeballos (implantação e nova unidade). Além das novas unidades, também serão realizadas obras de ampliação e reforma da unidade do Bairro Eletrosul, do Distrito de Doutor Oliveira Castro e do Posto Central.

info_mais_medicos

Fonte:Assessoria