O município de Guaíra por intermédio da Secretária de Assistência Social oferece várias atividades do programa SCFV – “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, que tem como objetivo complementar o trabalho social com famílias que são atendidas em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.
Dentre todos os grupos, os grupos da Melhor Idade de Guaíra é um dos mais destacados. São mais de setecentos idosos cadastrados usufruindo das atividades
Durante o mês de maio dois grupos da Melhor Idade de Guaíra, sendo eles o Central e da Eletrosul, realizaram uma ação coletiva. Os mesmos participaram de visita ao grupo de serviço de convivência da cidade de Santa Helena com o objetivo de contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, aliado a detectar necessidades e motivações para desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida, sem deixar de propiciar vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir.
O secretário de Assistência Social, Almir Bueno, enfatiza a importância do SCFV. “É um serviço realizado com grupos organizados de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Isso tudo contribui para o desenvolvimento da autonomia social dos idosos,” explica Almir.
Portal Guaíra via Assessoria