UPA 24 Horas de Guaíra (Foto: PortalGuaíra/Arquivo)

Na manhã desta quinta-feira (16), o Portal Guaíra recebeu uma nota de repúdio da equipe médica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), externando a insatisfação em relação a fala do secretário municipal de saúde, Sr. Marcos Rigolon, durante a live transmitida pelo Portal Guaíra na última terça-feira (14). Acompanhe no vídeo a fala do secretário.

-------------- Notícia continua após a publicidade -------------

Segundo a nota, o secretário declarou que a UPA não deu a atenção necessária ao caso do paciente que morreu no dia 11/04/2020 com a Covid-19.

“Esclarecemos que todos os pacientes atendidos na UPA de Guaíra são classificados conforme o protocolo de Manchester (um protocolo internacional utilizado no mundo todo) de acordo com a queixa apresentada na triagem e a gravidade de cada caso, sendo enquadrados por cores e tempo de espera estipulados pelo protocolo.”

Ainda segundo a nota da equipe médica da UPA, “todo atendimento, desde a triagem de todos os pacientes suspeitos para Covid-19, são realizados dentro das normas e orientações do Ministério da Saúde e OMS, seguindo protocolos clínicos definidos por tais órgãos e usando todos os equipamentos de proteção individual exigidos, com as devidas adaptações a nossa realidade, visto que nesta unidade não temos um setor de isolamento adequado, estamos em racionamento no uso de EPIs, não trocando com a periodicidade exigida pelos fabricantes e protocolos.”

A nota de repúdio segue, “não obstante, o secretário de saúde, Sr. Marcos Rigolon, ao invés de exercer a sua função de orientar a população, enfatizar a importância do isolamento social, coordenar e executar a política de saúde do município e prover as instituições de saúde de equipamentos e materiais necessários, opta por denegrir a honra, a imagem e a credibilidade dos médicos e demais profissionais da instituição, que estão na ‘linha de frente’ no combate à pandemia.” Clique aqui para ler a nota na íntegra.

RESPOSTA DO SECRETÁRIO

Logo após receber a nota de repúdio, o Portal Guaíra procurou o Secretário Marcos Rigolon que, através de sua assessoria, nos enviou uma nota de retratação, onde se desculpa com a equipe médica da UPA. Clique aqui para ler a retratação na íntegra.

“Primeiramente, esclareço que a fala naquele momento foi tomada por forte emoção e comoção social pela morte de um cidadão conhecido de nosso município. Esclareço que em nenhum momento tive a intenção de atacar, denegrir ou criticar os profissionais daquela unidade de Saúde, pessoal que faz parte do meu cotidiano profissional e que sou testemunha da competência e comprometimento destes profissionais. Peço desculpas pelas palavras colocadas naquele momento, e quero deixar registrado aqui meu reconhecimento a todos os profisssionais da saúde pública de nosso Município, que nesse momento estão todos empenhados em prestar o melhor atendimento possível a nossa população. Que Deus possa continuar abençoando nossas ações.”

Redação Portal Guaíra